Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Começa manejo de açudes e tanques para despesca na Semana Santa

Segundo o boletim da Emater, na regional de Erechim, o excesso de dias nublados está influenciando, de forma negativa, no crescimento dos peixes.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar /Jornalista Taline Schneider
por  Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar /Jornalista Taline Schneider
07/04/2022 21:15 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Em todo o Estado, os piscicultores estão iniciando o manejo dos açudes e tanques visando à despesca para comercialização durante o período da Semana Santa. De acordo com o Informativo Conjuntural, publicado e divulgado nesta quinta-feira (07/04) pelas gerências de Planejamento e Comunicação da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), as chuvas ocorridas e a diminuição das temperaturas já amenizaram os efeitos da estiagem, mas, em algumas regiões, ainda há necessidade de maiores precipitações para restabelecer completamente os níveis dos viveiros e dos mananciais.

Na regional de Lajeado, o efeito de queda das temperaturas já está limitando o consumo de alimento pelas tilápias. Da mesma forma, na regional de Erechim, o excesso de dias nublados está influenciando, de forma negativa, no crescimento dos peixes. Na regional de Passo Fundo, os piscicultores mantêm o arraçoamento naqueles açudes com maior adoção de nível tecnológico, porém há a preocupação com a elevação dos custos de produção em virtude do aumento do preço das rações empregadas na atividade.

Pesca Artesanal

Na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, as chuvas recorrentes da semana causaram forte impacto no nível do rio Uruguai, que chegou a 7,60 metros de profundidade no Porto de Garruchos, mas já reduziu para 3,67 metros. Essa condição de variação do nível do rio de forma abrupta dificulta a pesca e mantém a escassez de pescado município.

Na regional de Pelotas, em Arroio Grande e Jaguarão, a Lagoa Mirim continua com volumes capturados abaixo do esperado, sendo muito escassa a captura da traíra. Essa queda na pesca prejudicará a quantidade de pescado a ser comercializado na Semana Santa. Em Pelotas, também houve queda de captura devido à mudança do sentido do vento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE