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Economia

Começa valer no domingo a cobrança de pedágio nas BRs 101 e 386

Valor da tarifa será R$ 4,40 para automóveis e R$ 2,20 para motos. Pagamento deverá ser feito nos dois sentidos.

GZH
por  GZH
08/02/2020 00:24 – atualizado há 3 anos
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Começa neste domingo (9) a cobrança da tarifa nas cinco novas praças de pedágios construídas pela CCR ViaSul no Estado. Quatro delas ficam entre Canoas e Carazinho, trecho de 264 quilômetros da BR-386 que a reportagem percorreu em novembro para mostrar as condições da rodovia. A outra está na BR-101 em Três Cachoeiras.

Padronizada em todas as unidades e cobrada nos dois sentidos, a tarifa custará R$ 2,20 para motos e R$ 4,40 para carros. Cifra será corrigida anualmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Desde 30 de janeiro, a concessionária testa a implementação da cobrança abordando os usuários que passam pelas cabines. Até a noite deste sábado (8), ninguém precisará tirar dinheiro da carteira. Os motoristas apenas serão alertados sobre o começo da operação por material informativo.

O período também é aproveitado para realização dos últimos treinamentos práticos e ajustes no sistema de arrecadação, informou a empresa. Para operar o serviço, foram contratadas 200 pessoas, sendo 23 delas moradoras de Fontoura Xavier. O município de 10 mil habitantes cortado pela BR-386 recebeu uma das estruturas.

— Se contabilizadas as vagas para manutenção da via, temos mais de cem moradores empregados pela concessionária. A praça trouxe emprego e vai gerar ICMS. Porém, nossa cidade é muito ligada a Soledade. Foro, Defensoria Pública, Promotoria e Cartório de Registro de Imóveis ficam lá. O pedágio vai atrapalhar. Por isso, estamos pleiteando isenção de pagamento para veículos emplacados aqui — observa o prefeito de Fontoura Xavier, José Flávio Godoy da Rosa.

Cinco novas praças de pedágio começam a operar neste domingo Omar Freitas / Agencia RBS

Principais melhorias previstas

A CCR ViaSul promete instalar câmeras de vigilância com detecção de acidentes em incidentes ao longo das quatro rodovias até 2022. Conforme a empresa, o sistema será capaz de identificar anomalias e de alertar a central de monitoramento. Veja outras exigências da concessão.

BR-386

  • Duplicação ou readequação dos 264 quilômetros entre Carazinho e Canoas até 2036. Atualmente, 164 quilômetros são de pista simples
  • Construção de 18 passarelas em 12 cidades entre 2021 e 2030
  • Construção de 56 acessos e 27 retornos entre 2021 e 2036
  • Implantação de 43,9 quilômetros de iluminação na pista principal entre Carazinho e Nova Santa Rita entre 2019 e 2023
  • Construção de sete estruturas definitivas para abrigar bases operacionais ou Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) até agosto. Por enquanto, são provisórias. Os SAUs são pontos com informações, banheiros, fraldários e totens que permitem interação do usuário com a concessionária. Bases operacionais são onde ficam os 29 veículos de apoio médico e mecânico que atuam na rodovia
  • São seis ambulâncias de atendimento pré-hospitalar, duas UTIs, nove guinchos, sete veículos de inspeção de tráfego, dois caminhões-pipa, dois caminhões-boiadeiro e um munck

BR-101

  • Construção de dois acessos em São Pedro de Alcântara até o fim do ano
  • Construção de dois acessos em Torres entre 2022 e 2023
  • Construção de uma interconexão em Três Forquilhas em 2023
  • Reformulação de uma interconexão em Osório entre 2022 e 2023
  • Reformulação de meio retorno em Osório em 2022
  • Reformulação de seis retornos em Osório, Três Cachoeiras e Torres em 2023
  • Implantação de 10 passarelas até 2023 em cinco cidades

Freeway

  • Construção de 73,7 quilômetros de faixa adicional de pista em cada sentido, do entroncamento com a RS-030, em Osório, ao acesso à RS-118, em Gravataí, entre 2031 e 2033
  • Construção de alça de retorno em Osório entre 2022 e 2023
  • Construção de duas interconexões em Gravataí, uma em Santo Antônio da Patrulha, uma em Osório e uma em Cachoeirinha - todas em 2020
  • Reformulação da interconexão do km 98, em Porto Alegre, em 2022
  • Construção de quatro passarelas - duas em Porto Alegre e duas em Gravataí – entre 2022 e 2024
  • Implantação de 25,1 quilômetros de iluminação na pista principal entre Osório e Gravataí até 2023

BR-448

  • Não há previsão de obras significativas além de investimentos em recuperação, manutenção, conservação e atendimento aos usuários. Não conta com praça de pedágio.

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