Começa valer no domingo a cobrança de pedágio nas BRs 101 e 386
Valor da tarifa será R$ 4,40 para automóveis e R$ 2,20 para motos. Pagamento deverá ser feito nos dois sentidos.
por
GZH
08/02/2020 00:24
– atualizado há 3 anos
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Começa neste domingo (9) a cobrança da tarifa nas cinco novas praças de pedágios construídas pela CCR ViaSul no Estado. Quatro delas ficam entre Canoas e Carazinho, trecho de 264 quilômetros da BR-386 que a reportagem percorreu em novembro para mostrar as condições da rodovia. A outra está na BR-101 em Três Cachoeiras.
Padronizada em todas as unidades e cobrada nos dois sentidos, a tarifa custará R$ 2,20 para motos e R$ 4,40 para carros. Cifra será corrigida anualmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Desde 30 de janeiro, a concessionária testa a implementação da cobrança abordando os usuários que passam pelas cabines. Até a noite deste sábado (8), ninguém precisará tirar dinheiro da carteira. Os motoristas apenas serão alertados sobre o começo da operação por material informativo.
O período também é aproveitado para realização dos últimos treinamentos práticos e ajustes no sistema de arrecadação, informou a empresa. Para operar o serviço, foram contratadas 200 pessoas, sendo 23 delas moradoras de Fontoura Xavier. O município de 10 mil habitantes cortado pela BR-386 recebeu uma das estruturas.
— Se contabilizadas as vagas para manutenção da via, temos mais de cem moradores empregados pela concessionária. A praça trouxe emprego e vai gerar ICMS. Porém, nossa cidade é muito ligada a Soledade. Foro, Defensoria Pública, Promotoria e Cartório de Registro de Imóveis ficam lá. O pedágio vai atrapalhar. Por isso, estamos pleiteando isenção de pagamento para veículos emplacados aqui — observa o prefeito de Fontoura Xavier, José Flávio Godoy da Rosa.
Principais melhorias previstas
A CCR ViaSul promete instalar câmeras de vigilância com detecção de acidentes em incidentes ao longo das quatro rodovias até 2022. Conforme a empresa, o sistema será capaz de identificar anomalias e de alertar a central de monitoramento. Veja outras exigências da concessão.
BR-386
Duplicação ou readequação dos 264 quilômetros entre Carazinho e Canoas até 2036. Atualmente, 164 quilômetros são de pista simples
Construção de 18 passarelas em 12 cidades entre 2021 e 2030
Construção de 56 acessos e 27 retornos entre 2021 e 2036
Implantação de 43,9 quilômetros de iluminação na pista principal entre Carazinho e Nova Santa Rita entre 2019 e 2023
Construção de sete estruturas definitivas para abrigar bases operacionais ou Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) até agosto. Por enquanto, são provisórias. Os SAUs são pontos com informações, banheiros, fraldários e totens que permitem interação do usuário com a concessionária. Bases operacionais são onde ficam os 29 veículos de apoio médico e mecânico que atuam na rodovia
São seis ambulâncias de atendimento pré-hospitalar, duas UTIs, nove guinchos, sete veículos de inspeção de tráfego, dois caminhões-pipa, dois caminhões-boiadeiro e um munck
BR-101
Construção de dois acessos em São Pedro de Alcântara até o fim do ano
Construção de dois acessos em Torres entre 2022 e 2023
Construção de uma interconexão em Três Forquilhas em 2023
Reformulação de uma interconexão em Osório entre 2022 e 2023
Reformulação de meio retorno em Osório em 2022
Reformulação de seis retornos em Osório, Três Cachoeiras e Torres em 2023
Implantação de 10 passarelas até 2023 em cinco cidades
Freeway
Construção de 73,7 quilômetros de faixa adicional de pista em cada sentido, do entroncamento com a RS-030, em Osório, ao acesso à RS-118, em Gravataí, entre 2031 e 2033
Construção de alça de retorno em Osório entre 2022 e 2023
Construção de duas interconexões em Gravataí, uma em Santo Antônio da Patrulha, uma em Osório e uma em Cachoeirinha - todas em 2020
Reformulação da interconexão do km 98, em Porto Alegre, em 2022
Construção de quatro passarelas - duas em Porto Alegre e duas em Gravataí – entre 2022 e 2024
Implantação de 25,1 quilômetros de iluminação na pista principal entre Osório e Gravataí até 2023
BR-448
Não há previsão de obras significativas além de investimentos em recuperação, manutenção, conservação e atendimento aos usuários. Não conta com praça de pedágio.