FRIO FORA DE ÉPOCA
Começo desta quarta-feira geada e termômetro marcando 0º no sul do Brasil
O frio com geada já era esperado e previsto pela MetSul em seus boletins.
Massa de ar frio associada a um centro de alta pressão foi responsável por um começo de quarta-feira muito frio nos estados do Sul do Brasil com formação de geada e marcas nos termômetros de meses de inverno em plena metade do mês de novembro, mostra levantamento da MetSul Meteorologia a partir de dados de estações meteorológicas. O frio com geada já era esperado e previsto pela MetSul em seus boletins.
No Rio Grande do Sul, na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor marca nesta quarta-feira foi de 5,2ºC em São José dos Ausentes (estação sobre morro que não registra frio mais intenso de baixada em noites de vento calmo como hoje). Já estações automáticas particulares no Rio Grande do Sul indicaram mínimas hoje cedo de 1,0ºC em São José dos Ausentes.
Em Santa Catarina, estações meteorológicas indicaram no começo desta quarta mínimas de - 0,3ºC em São Joaquim.
No Paraná, a madrugada também foi fria para novembro. Estações do Inmet anotaram marcas de 4,7ºC em General Carneiro.
A Metsul afirma que não é incomum que faça frio a esta altura do ano. Massas de ar frio mais frio podem alcançar o Sul do Brasil em qualquer época do ano, inclusive no verão, a ponto de existirem numerosos registros nos últimos anos de geada em meses como janeiro ou março. Apenas que são menos frequentes durante o período quente da climatologia anual.
A frequência de ingresso de ar frio diminui à medida que avança a primavera e cresce a frequência de chegada de ar tropical quente às latitudes médias da América do Sul, mas como a região é geograficamente de transição climática invariavelmente incursões de ar frio tardias acabam ocorrendo.
Leia a matéria completa: https://metsul.com/frio-de-inv...