Comissão da Câmara dos Deputados visita Erechim para tratar da prevenção e atendimento às mulheres vítimas de violência

Encontro reuniu rede de proteção e lideranças políticas em roda de conversa na Câmara de Vereadores.

Por Comunicação PME Publicado em 05/09/2025 17:12 - Atualizado em 05/09/2025 17:15



Na tarde desta sexta-feira (05), Erechim recebeu a Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha os feminicídios no Rio Grande do Sul. A agenda teve como foco a prevenção e o atendimento às mulheres vítimas de violência e feminicídio, com reuniões, diálogos e visitas técnicas a diferentes órgãos do município.

Os trabalhos foram coordenados pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), que articula a Comissão, e pela deputada Maria do Rosário (PT-RS), com a presença de lideranças locais e representantes da rede de proteção.

A programação aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de Erechim, onde, num primeiro momento, a mesa foi composta pelo vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, vereador Fifo Parenti, pelo prefeito de Itatiba do Sul, Valdemar Cibulski e pelo presidente da Câmara de Vereadores de Jacutinga, vereador Gélsi Lodéa.

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fifo Parenti, destacou a importância do engajamento coletivo para enfrentar a violência contra a mulher. “É um tema que precisa ser tratado com seriedade e compromisso, unindo forças entre poderes e sociedade civil para garantir a proteção e a vida das mulheres”, afirmou.

Já o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello ressaltou o compromisso do município com a articulação de políticas públicas. “Erechim está de portas abertas para fortalecer a rede de proteção e construir soluções conjuntas. Nossa prioridade é salvar vidas e dar condições para que as mulheres vivam com dignidade e segurança”, disse.

Roda de conversa


Num segundo momento, foi realizada uma roda de conversa que contou com a presença das vereadoras Clarice Moraes e Sandra Picoli, do comandante do 13º BPM, tenente-coronel André Konigonis, da delegada da Mulher, Raquel Kolberg, da coordenadora de Políticas para Mulheres de Erechim, Joana Mattia, da presidente do COMDIM, Márcia Bairros, entre outras lideranças femininas.

A coordenadora de Políticas para Mulheres, Joana Mattia, salientou a importância da aproximação entre os diferentes órgãos e lideranças políticas. “O enfrentamento à violência contra a mulher só é possível quando a rede trabalha de forma articulada, somando esforços para prevenir e garantir atendimento qualificado às vítimas”, destacou.

Sobre a comissão

A Comissão Externa foi criada após o feriado prolongado da Páscoa de 2025, quando o Rio Grande do Sul registrou dez casos de feminicídio em poucos dias. O cenário alarmante levou à articulação de Fernanda Melchionna, que reuniu o apoio de todas as deputadas federais gaúchas: Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pêssoa (PT), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer (Republicanos).

Fotos: Milena Mezalira – Comunicação PME