INOVAÇÃO EM FOCO
Comitê de Desburocratização discute uso da Inteligência Artificial no serviço público
Palestra com especialista marcou reunião do grupo e destacou avanços da Transformação Digital em Erechim
O Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização da Prefeitura de Erechim realizou, nesta quinta-feira (3), sua reunião semanal no Salão Nobre do Executivo com um destaque especial: uma palestra sobre Inteligência Artificial (IA). O tema foi apresentado pelo publicitário Júlio Bertotti, com o objetivo de ampliar a compreensão dos integrantes do comitê sobre o potencial da IA na modernização do serviço público.

De acordo com Edgar Marmentini, coordenador do comitê e secretário de Gestão e Governança, a tecnologia já faz parte do processo de transformação digital vivido pelo município. “A Inteligência Artificial não é apenas uma tendência, mas uma ferramenta concreta que pode simplificar rotinas, reduzir burocracia e agilizar o atendimento à população”, ressaltou.
Transformação Digital avança em Erechim
Nos primeiros seis meses de 2025, Erechim registrou 17.584 processos abertos, dos quais 15.110 (86%) foram realizados digitalmente. Apenas 2.474 (14%) ocorreram presencialmente. O dado confirma a crescente adesão da população aos serviços digitais, que hoje concentram quase 9 em cada 10 atendimentos.

O vice-prefeito Flávio Tirello também participou do encontro e destacou a importância da tecnologia na administração pública. “Integrar a Inteligência Artificial ao nosso dia a dia pode tornar tudo mais rápido, seguro e eficiente. Estamos preparando Erechim para o futuro”, afirmou.
Serviços online à disposição da população
Entre os serviços digitais disponíveis estão Solicitação de Serviço, Abertura e Consulta de Processos, Consulta de Guias de Pagamento, Ouvidoria, Procon, entre outros.
Os cidadãos podem acessar serviços como Solicitação de Serviço, Abertura e Consulta de Processos, Consulta de Guias de Pagamentos, Ouvidoria, Procon, entre outros, pelo portal de Serviços Online no site da Prefeitura ou pelo aplicativo ‘SysCidadão’.

A Transformação Digital é coordenada pela Secretaria Municipal de Gestão e Governança, com apoio do Gabinete de Transformação Digital, da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI), das demais secretarias municipais e da Câmara de Vereadores.
Fotos: Bruna Rampanelli – SMGG PME