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Comitê identifica demandas e define estratégias para avançar a Terceira Onda da transformação digital em 2023
Na ocasião, os integrantes fizeram uma avaliação sobre situação das máquinas, processos, dificuldades, as conquistas alcançadas, e apresentaram as projeções para este ano.
O Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização realizou, na manhã de terça-feira (16), no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, a primeira reunião do ano com os representantes de cada secretaria para organizar e planejar as ações da Terceira Onda da Transformação Digital em 2023. Na ocasião, os integrantes fizeram uma avaliação sobre situação das máquinas, processos, dificuldades, as conquistas alcançadas, e apresentaram as projeções para este ano.
O secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, deu as boas-vindas a todos, fez um resumo geral do trabalho realizado, destacou o empenho de todos e os avanços efetivos, como o lançamento do novo website, mais uma ferramenta que vai facilitar e ajudar a comunidade a ter acesso aos serviços públicos de Erechim.
“Tivemos muitas realizações, em 2022, e o objetivo principal deste primeiro encontro foi identificar os obstáculos das secretarias, conforme explanação de cada representante, para juntos conseguirmos resolver estas demandas, e, assim, avançar com a transformação dos processos digitais. Esta reunião deu o pontapé inicial para elencarmos os novos projetos e irmos em busca da nossa meta de 2023, que é chegar entre 80% e 90% de informatização dos serviços públicos da Prefeitura de Erechim”, afirma o secretário.
A avaliação com os representantes das 12 secretarias municipais, explica o diretor do gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, teve como propósito reunir e organizar as informações, planejar estratégias e soluções em conjunto com a Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI) e os servidores, que são os operadores efetivos dos serviços públicos e têm o conhecimento dos procedimentos, da legislação, quais são as lacunas e como será possível resolvê-las”, observa o diretor.
De acordo com o diretor, André Luiz Dalo Rosa, a reunião permitiu olhar para as diferentes necessidades das secretarias, entender de maneira ampla o cenário da transformação digital, neste momento, e o que cada secretaria está precisando.
“Temos demandas de todos os tipos, por novos computadores, substituição de antigos, alteração na legislação e em métodos de trabalhos, enfim, os desafios ainda são grandes, mas já fizemos muito. Nosso primeiro passo será visitar cada secretaria, o que já iniciamos nesta quarta-feira (18), para, em parceria com os secretários, servidores, achar os caminhos para avançar na transformação digital dos processos que faltam de seis secretarias, neste primeiro semestre. Com isso, vamos dar mais um salto na transformação digital, e das 12 secretarias ficaríamos com 9 totalmente digitais”, observa ele.
Site ou aplicativo
O cidadão pode acessar, na palma da mão, os serviços já disponíveis de maneira on-line, pelo site ou via aplicativo.
Investe + Erechim
A transformação digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos e faz parte do programa municipal Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados.