Cidade

Comitê para retomada de eventos deve ser formado para viabilizar retorno das atividades no setor

Deputado Mateus Wesp informou que está conversando com empresários da região norte sobre a retomada dos eventos e sugestões devem ser levadas ao Governador

Por Leandro Vesoloski Publicado em 08/02/2021 09:19 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

O Deputado Estadual Mateus Wesp (PSDB) disse em entrevista ao Portal AU Online, que um comitê para retomada de eventos deve ser formado para tentar viabilizar o retorno das atividades do setor. Wesp deve levar sugestões ao governador do Estado nos próximos dias.

O setor de eventos que foi severamente atingido pela pandemia, luta para que sejam estabelecidas regras para o retorno gradativo dos trabalhos. Segundo informado no site da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), mais de 450 mil postos de trabalhos formais, entre diretos e indiretos, já foram fechados no setor em todo o país desde o início da pandemia.

O deputado Wesp esclareceu que a situação permanece semelhante aos últimos meses. “Em regra os eventos são permitidos em regiões com bandeira laranja e amarela, e os organizadores devem seguir os protocolos estabelecidos”, explicou. Wesp lembrou que a definição do governo do Estado permite que cada município pode estabelecer seu regramento próprio, desde que não sejam mais brandos do que o regramento do Estado.

Mateus Wesp informou que está conversando com empresários da região norte sobre a retomada dos eventos e que uma pesquisa sobre a importância da retomada das atividades do setor foi realizada. “São dados importantes para sensibilização de gestores públicos para elaboração de políticas assertivas para recuperação da economia e desenvolvimento do setor de eventos”, argumentou. O deputado disse que a criação de um comitê que atue para a definição de protocolos claros e específicos para o setor junto aos órgãos competentes do Estado está sendo discutida.

O deputado afirmou que a capacitação de todos os profissionais do setor para assegurar a eficácia na aplicação dos protocolos está sendo analisada. 

“Aos poucos, dando passos específicos e organizados vamos conseguir ter uma retomada da economia e atender a população sem prejudicar a estrutura hospitalar. Vamos salvando vidas e voltando as atividades econômicas com maior segurança e previsibilidade a medida que o processo de imunização começa a se intensificar no Estado do Rio Grande do Sul”, concluiu o deputado Mateus Wesp.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados