Agro
Como está a qualidade da Erva Mate produzida no Alto Uruguai Gaúcho?
Valdir Zonin, especialista da EMATER na área participou na manhã desta segunda-feira, dia 19 do podcast matinal do AU Online – Repórter AU- onde falou sobre o tema
O engenheiro agrônomo e supervisor regional da Emater/RS-Ascar, Valdir Zonin, que também atua como presidente da Associação de produtores de Erva Mate do Alto Uruguai (Aspemate) e faz parte da direção do Instituto Brasileiro da Erva Mate (Imbramate), participou na manhã desta segunda-feira, dia 19, do podcast matinal do AU Online - Repórter AU – para falar sobre tema.
Zonin avaliou a produção do Alto Uruguai gaúcho que chega a mais de 44 toneladas por ano. Falou também sobre os benefícios do chimarrão para a saúde e explicou a diferença da erva produzida no estado, em relação as de outros locais do país, além da Argentina e Paraguai.
O agrônomo, também falou sobre a produtividade que vem gerando lucro para muitas famílias, mesmo a colheita sendo uma vez ao ano e de forma manual na região. Ele também falou da Erva Mate produzida de forma orgânica, sem uso de fertilizantes, que além de mais sabor, também agrega valor no mercado.
Segundo Zonin, o Rio Grande do Sul precisa atualmente importar parte da erva mate de consome, mas também faz o mercado de volta, enviando sua produção para outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro e outros países como a Alemanha, que utiliza a planta na fabricação de medicamentos.
A entrevista completa você acompanha logo abaixo:
Inscreva-se no Canal do YouTube do AU Online e nos ajude a seguir produzindo mais conteúdos especiais como este: