CEEE

Companhia de energia intensifica esforço pela reconstrução do Rio Grande do Sul

No período da enchente, a concessionária atuou 24h no monitoramento das áreas alagadas e inacessíveis, e, ainda, no religamento gradual do fornecimento de energia elétrica após a tragédia.

Por O SUL Publicado em 18/09/2024 10:48 - Atualizado em 18/09/2024 17:50

Passados os momentos mais difíceis da tragédia que castigou os gaúchos no mês de maio, reconstrução é a palavra de ordem nos quatro cantos do Rio Grande do Sul. Junto da infraestrutura de rodovias e habitações, o setor de eletricidade também foi bastante atingido. Uma força-tarefa vem sendo realizada pela CEEE Equatorial, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em parte das regiões afetadas, para restabelecer a normalidade da vida no Estado.

A empresa lançou nas redes sociais a campanha “Energia para Reconstruir”, que busca apoiar o povo gaúcho e reforçar a cooperação para superar os obstáculos provocados pelas chuvas. “Estamos fazendo uma grande mobilização de estrutura, antecipando investimentos que seriam futuros, para impulsionar e dar suporte, tanto para as famílias quanto para o comércio e para a indústria do Estado”, explica o gerente de Experiência com o Cliente da CEEE Equatorial, Marvin Ramgrab.”

No período da enchente, a concessionária atuou 24h no monitoramento das áreas alagadas e inacessíveis, e, ainda, no religamento gradual do fornecimento de energia elétrica após a tragédia. “Participamos desde os primeiros dias, em que havia toda dificuldade de acesso. Utilizamos os caminhões da empresa e das companhias parceiras para apoiar no resgate de famílias e acessar locais onde só era possível entrar com caminhões de grande porte”, relembra Ramgrab.

As equipes de frente da companhia foram fortalecidas com a chegada de 150 eletricistas, técnicos e engenheiros, incluindo especialistas em redes subterrâneas, para apoiar na reconstrução do sistema elétrico. Em números, foram realizados mais de 106 mil atendimentos por WhatsApp, mais de 340 mil via SMS e mais de 900 mil ligações foram recebidas e tratadas nos canais de Call Center da empresa, segundo dados da CEEE Equatorial. Além disso, as operações puderam ser aprimoradas com o apoio de 65 geradores de outros estados brasileiros, que ajudaram no fornecimento emergencial de energia.

Solidariedade

A solidariedade tem sido uma marca do povo gaúcho e brasileiro nestes últimos meses. Ainda há muito por fazer em diversas áreas importantes para o restabelecimento da rotina pré-enchente no Estado, mas iniciativas voluntárias e doações têm ajudado no apoio àqueles que mais sofreram com as chuvas.

A CEEE Equatorial também esteve atuante no campo solidário. A empresa apoiou financeiramente as comunidades afetadas com mais de R$ 1 milhão, o que possibilitou a compra de 4 mil colchões, 720 travesseiros e lençóis e 600 cobertores. Além disso, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), foi arrecadado outro R$ 1 milhão. “Fizemos uma parceria com eles, em que a CUFA tinha uma meta de arrecadar R$ 1 milhão e eles arrecadaram R$ 500 mil. Nós dobramos o valor, complementamos com meio milhão essa arrecadação”, conta o gerente.

A concessionária de energia firmou, ainda, outra parceria importante, com a Defensoria Pública, para auxiliar as pessoas que necessitavam de um comprovante de residência. “Nós implementamos o acesso à segunda via através do WhatsApp. Só nos meses de junho e julho foram 70 mil acessos, em que os clientes puderam ter o seu comprovante de residência, visto que muitos dos clientes perderam os documentos e precisavam desse comprovante para refazer suas documentações”, relembra Ramgrab.

Nesse novo momento, em que o “forte, aguerrido e bravo” povo gaúcho busca a retomada da vida normal, campanhas e doações vindas de empresas e atores públicos têm tido grande importância. O suporte e a união de todos trazem a certeza de que o Estado do Rio Grande do Sul irá superar esse período triste da sua história da melhor maneira possível.

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