Agro
Conab revisa para baixo também a produção de soja no Paraná
A colheita da safra de soja 2023/2024 está em andamento em todo o estado
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta semana, em 08 de fevereiro, o relatório da produção nacional de grãos, confirmando as expectativas do mercado. A produção de soja foi revisada para baixo, totalizando pouco mais de 149 milhões de toneladas, em comparação com a estimativa anterior de mais de 155 milhões de toneladas em janeiro.
Essa redução foi observada principalmente nos principais estados produtores, como o Paraná e Mato Grosso, onde a produção diminuiu aproximadamente 2,2 milhões de toneladas e 1,6 milhão de toneladas, respectivamente.
A colheita da safra de soja 2023/24 está em andamento em todo o estado. Até o momento, mais de 1,4 milhão de hectares, o equivalente a 25% da área total estimada de 5,8 milhões de hectares, já foram colhidos. A região Oeste do Estado se destaca como a mais avançada, com mais de 73% dos mais de 1 milhão de hectares plantados já colhidos. Em Campo Mourão, que possui a maior área plantada do Estado com 708 mil hectares, cerca de 41% dessa área já foi colhida. As lavouras restantes variam em condições, com aproximadamente 60% em condição boa, 32% em condição mediana e 8% em condição ruim.