Santa Catarina
Concórdia deverá ter racionamento de água devido a falta de chuva volumosa na região
No interior, a falta água também preocupa e a Prefeitura já faz o transporte com caminhões pipa levando mais de 60 mil litros/dia para abastecer as propriedades.
A Casan deverá iniciar o racionamento de água essa semana caso não venha chover com um volume mais significativo nas próximas horas. A informação é do chefe do setor operacional da Casan em Concórdia, Pedro da Rosa, publicado pela Atual FM.
De acordo com ele, a captação de água do Rio Suruvi precisou ser suspensa devido a falta de chuva e o nível muito baixo do rio.
Já o Jacutinga, a captação é normal, porém a situação preocupa devido a demanda que aumentou consideravelmente nas últimas horas.
Da Rosa explica que são várias semanas sem um volume de água mais significativo. Com isso, os mananciais estão secando e a falta de chuva obriga a Casan a tomar medidas para evitar que a população fique sem abastecimento.
O racionamento de água irá suspender o abastecimento em algumas regiões para que outras sejam abastecidas e a Casan também não fique sem água nos reservatórios ou na Estação de Tratamento. No Rio Suruvi os equipamentos foram desligados nos últimos dias devido o baixo nível. Apesar do Rio Jacutinga ter o nível de água quase normal a captação não consegue atender toda a demanda da cidade.
No interior, a falta água também está preocupante e a Prefeitura de Concórdia já faz o transporte com caminhões pipa levando mais de 60 mil litros todos os dias para abastecer as propriedades.