Segurança

Concórdia: professora é picada por escorpião ao colocar mão em bolsa de aluna

O Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia faz alerta sobre os cuidados com os insetos e animais que aparecem nos dias quentes de verão.

Por Radio Rural Publicado em 28/12/2022 10:17 - Atualizado em 03/06/2024 11:33

Nesta segunda-feira (27), uma professora de um CMEI de Concórdia atendia as crianças quando foi até a mochila de uma delas pegar um material e foi picada por um escorpião. É bem possível que o animal peçonhento tenha vindo da casa da aluna. 

O veneno dos escorpiões é neurotóxico, sua ação é muito rápida e forte. A dor é intensa se irradiando por todo o corpo da vítima, agindo especialmente sobre o sistema nervoso, podendo causar a morte por asfixia, pois os comandos que controlam a respiração ficam bloqueados. O soro é o único remédio eficaz contra as ferroadas dos escorpiões.

Segundo informações recebidas pela reportagem da Rádio Rural, a servidora foi encaminhada e atendida no hospital e passa bem.

Foto: HDT-UFT

O que fazer

As pessoas têm muitas dúvidas sobre o escorpião, o que fazer se for picado ou se encontrar um em casa. O Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia, Alexandre Grolli, destaca que com o aumento da temperatura, a tendência de aumentar o número de animais peçonhentos é maior. Grolli explica que o Corpo de Bombeiros tem recebido inúmeras ligações para captura de cobras, aranhas, escorpiões. 

Grolli explica ainda que os escorpiões na grande maioria se propaga em locais úmidos como matas, mas também debaixo de pedras, tijolos, telhas, nas fendas das árvores, vegetação rasteira alta, terrenos baldios com acúmulo de sujeira, depósito de lenha, de entulho.

“Antes de qualquer coisa, por mais que a residência tenha as portas ou janelas fechadas, lembre que ele entra em frestas, fendas e até por debaixo da porta. Mas lembre que antes de calçar uma bota, calçado ou tênis, bata ao chão, que se tiver algum escorpião ele sairá. Cuidar com mochilas e sacolas também, pois eles podem estar dentro”, alerta.

Cuidado com crianças

O Comandante dos Bombeiros Voluntários alerta os pais para prestem atenção nos filhos quando estes estiverem brincando em quintais, próximo, onde tem mato, acúmulo de lenha, madeira e entulho, pois podem ser picados, não só por escorpião, mas aranha e cobra, que habitam nestes locais. 

“Prestar atenção com os objetos e locais onde elas brincam. E caso aconteça algum acidente de picada de um destes animais peçonhentos, levar imediatamente a criança para o hospital tomar o soro específico. E se conseguir capturar o animal, levar ele até a unidade de saúde em um recepiente para que os médicos saibam qual a espécie”, destaca.

Limpeza de terrenos

Alexandre Grolli também alerta para que as pessoas mantenham a limpeza das residências para não proliferar os animais peçonhentos. Segundo ele, é fundamental os moradores tirar entulhos, móveis usados em desuso que ficam no tempo, cortar a grama com frequência e roçar o mato próximo as moradias. 


Termos relacionados