Política
Concordiense Moacir Sopelsa assume o governo de Santa Catarina
A posse do presidente da Assembleia Legislativa acontece por causa das licenças de Moisés e da vice-governadora Daniela Reinehr (PL), devido às eleições deste ano.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), assumiu, na manhã deste sábado (3), o comando do Governo do Estado de Santa Catarina. O ato de transmissão do cargo foi realizado no Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, na presença de autoridades e familiares do parlamentar.
Eram quase 11 horas quando Sopelsa, acompanhado da esposa, Valentina, assinou o termo de posse e recebeu do governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) o pin do Poder Executivo estadual. A primeira-dama Késia Martins da Silva também acompanhou o ato.
No discurso de posse, o novo governador, em meio a vários agradecimentos, destacou a importância de assumir o maior cargo público do Estado. “Devo confessar que é um momento difícil, de muita alegria, mas também sinto sobre os meus ombros o peso da responsabilidade”, disse.
Sopelsa colocou como prioridade no exercício da chefia do Poder Executivo o bem-estar da população catarinense. “A primeira prioridade é continuar olhando para as pessoas”, afirmou. “Quero aproveitar cada momento, cada instante à frente do governo para dar o melhor do que sei fazer para melhorar a vida das pessoas.”
O governador em exercício também reforçou o compromisso de trabalhar pelos municípios catarinenses. “É nos municípios que as pessoas precisam de saúde, de educação, de infraestrutura, e é isso que tem sido feito.”
Moisés, que se licenciou do cargo por 30 dias, destacou a parceria em prol de Santa Catarina com o presidente da Assembleia. “Não haveria pessoa mais indicada para exercer o cargo de governo que o deputado Sopelsa”, afirmou. “O Estado está em boas mãos para a manutenção das políticas públicas e a garantia da continuidade dos serviços e das ações”, completou o governador licenciado, que cumprimentou Sopelsa pelo aniversário, na próxima terça-feira (6).
O ato de transmissão do cargo foi acompanhado por representantes de outros poderes, como o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi. Também participaram o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Adircélio de Moraes Junior; os ex-governadores Paulo Afonso, Eduardo Pinho Moreira e Leonel Pavan; deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de várias cidades do estado.
A posse de Sopelsa foi possível graças às licenças de Moisés e da vice-governadora Daniela Reinehr (PL), devido às eleições deste ano.
Moacir Sopelsa nasceu em Concórdia, no Oeste catarinense, em 6 de setembro de 1946. É um dos deputados mais experientes da Alesc, com seis legislaturas consecutivas. É agropecuarista e atuou como dirigente de entidades representativas da suinocultura, como a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS).
Ingressou na vida política em 1982, quando foi eleito vereador em Concórdia. Nos anos 1980, foi secretário municipal da Agricultura, Indústria e Comércio.
Em 1992, elegeu-se prefeito de Concórdia, para o mandato 1993-1996. Em 1997, atuou como secretário-adjunto da Casa Civil de Santa Catarina. Em 1998, candidatou-se a deputado estadual e foi eleito para o primeiro mandato, com 19.484 votos. Desde então, sempre se reelegeu para o cargo, conquistando seis mandatos. Foi duas vezes secretário de Estado da Agricultura, entre os anos de 2003 e 2006, e de 2015 a 2018.
Na Alesc, foi presidente das comissões permanentes e no biênio 2011-2013, ocupou a 1ª Vice-Presidência. Também foi líder da bancada do MDB, em 2014.
É o filho primogênito de Faustino Sopelsa e de Diamantina Michelin Sopelsa, numa família com seis irmãos. É casado com Valentina Terezinha Sopelsa, com quem teve três filhas, Vivian, Andiara e Vanessa, mãe de Sofia, a única neta.