ENEM DOS CONCURSOS
Concurso Público Nacional Unificado (CNU) terá provas em 27 cidades do Sul do Brasil
Candidatos do RS, SC e PR farão o exame em locais próximos às residências, facilitando o acesso e reduzindo custos de deslocamento.
Mais de 760 mil inscritos farão o exame em dois dias, em locais próximos às residências, garantindo acessibilidade e redução de custos de deslocamento.
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizada em 228 municípios distribuídos pelas 27 unidades federativas do Brasil, mantendo o modelo adotado na primeira edição. O certame permitirá que os candidatos realizem as provas em dois dias, em um raio máximo de 100 quilômetros de suas residências, facilitando o acesso e reduzindo custos com deslocamento.
No momento da inscrição, os candidatos escolheram a cidade onde desejam fazer a prova e não poderão alterar essa escolha. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a aplicação descentralizada visa democratizar o acesso ao serviço público, oferecendo mais comodidade e segurança para os participantes.
O CPNU, conhecido como o “Enem dos concursos”, registrou 761.528 inscrições confirmadas, distribuídas em 4.951 municípios. No Rio Grande do Sul, as provas ocorrerão em cidades como Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana. Em Santa Catarina, as provas serão aplicadas em Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e São José. No Paraná, os locais selecionados são Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Umuarama.
O concurso reforça o compromisso do governo com a modernização e a inclusão no serviço público, promovendo maior eficiência no acesso a vagas em órgãos federais.