Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Concurso unificado para o serviço público federal: saiba mais!

Concurso baseado no Enem visa preencher 8 mil vagas.

Agência Brasil
por  Agência Brasil
03/09/2023 17:49 – atualizado há 20 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em fevereiro do próximo ano, o governo federal planeja realizar o Concurso Nacional Unificado para preencher aproximadamente 8 mil vagas em ministérios e órgãos do serviço público federal. Será uma seleção única, realizada simultaneamente em 179 cidades de todo o país, diferentemente do processo atual.

Proposta pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a iniciativa busca agilizar a contratação de servidores e fortalecer os órgãos públicos federais após a redução de 73 mil funcionários nos últimos seis anos.

O Concurso Nacional Unificado, baseado no modelo do Enem, será realizado simultaneamente em 179 cidades brasileiras. O objetivo é democratizar o acesso às vagas do serviço público federal e aumentar a diversidade sociodemográfica e territorial dos servidores públicos, o que pode levar a políticas públicas mais representativas e melhores entregas em serviços para a população, segundo o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão, José Celso Cardoso Jr.

No entanto, a descentralização das provas não está diretamente relacionada à lotação dos servidores após a aprovação. De acordo com o Ministério da Gestão, a maioria das vagas é destinada a Brasília, onde estão localizadas as sedes dos órgãos federais, mas existe a possibilidade de atuação fora da capital federal, dependendo da necessidade de cada órgão. Essa definição ocorrerá somente após a aprovação no concurso.

Os ministérios e órgãos interessados em participar do concurso unificado têm até 29 de setembro para aderir voluntariamente. O edital será publicado em 20 de dezembro, a prova será realizada em 25 de fevereiro de 2024. Os resultados da primeira fase serão divulgados até abril de 2024, seguidos pelos cursos de formação entre junho e julho. A alocação e ambientação dos servidores estão previstas para ocorrer entre julho e agosto de 2024.

Seleção

Durante a inscrição, os candidatos devem escolher um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis e, em seguida, indicar a ordem de preferência de cargos ou carreiras nas vagas disponíveis no bloco escolhido.

A primeira etapa do concurso unificado consiste em um único dia, dividido em duas partes: uma prova objetiva com conteúdo comum para todos os candidatos, seguida por provas dissertativas com conteúdo específico de acordo com cada bloco temático.

Além das provas, cada órgão terá a liberdade de incluir no edital requisitos relacionados à titulação acadêmica e experiência profissional. "A seleção levará em consideração tanto a aptidão do candidato para uma área específica quanto as particularidades de cada carreira", afirma Cardoso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE