Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ederson Pravtz
Agro

Condição climática do Estado deve melhorar na próxima semana

Nas próximas semanas, a chuva pode retornar ao Estado, afugentando a estiagem e impedindo o avanço de perdas na agricultura, afirma governo gaúcho.

Secom/Piratini
por  Secom/Piratini
16/01/2020 20:15 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O clima volta a se regularizar do RS.  É o que aponta o relatório técnico unificado da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e da Emater-RS sobre a estiagem e seus efeitos apresentado nesta quinta-feira (16/1), no Palácio Piratini, a representantes das federações das Associações de Municípios do RS (Famurs), dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag), das Cooperativas Agropecuárias do Estado do RS (Fecoagro) e da Agricultura (Farsul).

O relatório, que será divulgado semanalmente, apresenta uma avaliação das condições meteorológicas de dezembro e da primeira quinzena de janeiro; situação atual das culturas de verão, olerícolas, frutíferas, pecuárias de corte e de leite; perdas computadas nos municípios que decretaram estado de emergência (até 16 de janeiro); e a previsão meteorológica de 16 a 22 de janeiro, além da tendência para o mês de fevereiro.

No próximo mês, a tendência é que a chuva volte para todo o Rio Grande do Sul, dentro da média histórica, mas ligeiramente abaixo do normal na Campanha e em áreas próximas à fronteira com o Uruguai. “Este novo cenário não indica um agravamento da situação, mesmo assim, o Estado continuará com as medidas anunciadas para aliviar os efeitos da estiagem”, assegurou o secretário em exercício da Agricultura, Luiz Fernando Rodriguez.

As principais ações do governo estadual são a contratação de empresas para a perfuração de 20 poços em áreas com extrema restrição hídrica e a realocação de recursos para o programa Troca Troca de Sementes, a fim de antecipar a semeadura de forrageiras.

Para acessar o relatório por completo clique no link: relatório estiagem - 16 de janeiro

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE