Conferência Regional em Severiano de Almeida debate políticas de apoio à pessoa idosa

Representantes de sete municípios marcaram presença em evento nesta terça-feira.

Por Redação VL Publicado em 14/05/2025 21:20 - Atualizado em 14/05/2025 21:53

O Centro de Convivência do Idoso de Severiano de Almeida sediou nesta terça-feira, 13, em caráter intermunicipal, a 1ª Conferência Regional da Pessoa Idosa, que reuniu representantes de outros seis municípios da região: Barão de Cotegipe, Charrua, Quatro Irmãos, Gaurama, Sertão e Mariano Moro.

O tema conferência em debate foi o “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, através dos eixos: Financiamento para Ampliação e Garantia dos Direitos Sociais; Fortalecimento de Políticas para proteção à Vida, à Saúde e para o acesso ao cuidado integral da Pessoa Idosa; Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Participação Social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva de múltiplos veículos; e Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado Brasileiro.

O prefeito, Jair Kammler, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Maria Kammler, o vice-prefeito, Junior Lanius e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Camila Benincá, recepcionaram as delegações municipais e autoridades que marcaram a presença.

O prefeito de Mariano Moro, Valdecir Marino Pinto, o vice-prefeito de Barão de Cotegipe, Lauri Sperotto, o presidente do Conselho Estadual do Idoso, Ivanir Maria Argenta dos Santos e o presidente da Câmara de Vereadores de Severiano de Almeida, Valmor Ferrari, também usaram presentes e fizeram pronunciamentos.

O presidente Ivanir foi palestrante pela manhã, abordando o tema proposto e refletindo ações que serão alcançadas nos âmbitos Municipal, Estadual e Nacional. O presidente da Comissão Organizadora, Jiovani Vitório Romanzini coordenou os trabalhos e a plenária final da Conferência, juntamente com outros profissionais indicados pelos municípios participantes.

As propostas aprovadas ao longo do dia, serão propostas pelos delegados escolhidos de cada município, na VII Conferência Estadual da Pessoa Idosa, que acontecerá em Porto Alegre nos dias 8 a 10 de setembro.

Durante o evento, as autoridades destacaram a importância de políticas públicas para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos idosos e, promover a participação social e o protagonismo na terceira idade.

A Secretária Maria Kammler agradeceu a todos os presentes, enalteceu a importância do debate proposto pela Conferência e parabenizou o engajamento de todos os servidores públicos que atuaram na organização do evento, preparação dos espaços de recepção, almoço entre outras atividades fundamentais para a existência do mesmo.