TEMPO
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira no RS
A MetSul Meteorologia adverte para cenário de chuva volumosa, especialmente entre quinta-feira e a sexta-feira, em alguns pontos do estado
A quarta-feira ainda terá a presença do sol com nuvens ainda em parte do Rio Grande do Sul. Chove desde cedo na Metade Oeste e até o final do dia a instabilidade avança para outras áreas do estado, mas ainda não chove em todo o Rio Grande do Sul. Onde se espera maior instabilidade é na Metade Oeste.
A MetSul Meteorologia adverte que os mais recentes dados insistem em cenário de chuva volumosa, especialmente entre quinta-feira e a sexta-feira.
A MetSul Meteorologia adverte que os mais recentes dados de modelos meteorológicos insistem em um cenário de chuva volumosa e localmente excessiva no Rio Grande do Sul nesta segunda metade da semana, especialmente entre amanhã e a sexta-feira.
Nesta terça, já choveu em pontos da Metade Oeste do estado, mas a instabilidade aumenta muito no estado nesta segunda metade da semana, inicialmente com uma frente quente e depois com o avanço de uma frente fria pelo território gaúcho. Serão três dias consecutivos agora em que se antecipa instabilidade no Rio Grande do Sul, sendo que neste momento inicial não chega a chover em todos os municípios do estado.
Chove desde cedo nesta quarta em pontos do Noroeste e de parte do Norte gaúcho, mas ao longo do dia a instabilidade se estende ao Oeste e a pontos da Campanha. No final do dia, à medida que uma frente quente começa a se formar, a chuva atinge a Depressão Central.
Entre o final da quarta e o começo da quinta, uma frente quente se organiza sobre o território gaúcho. Por isso, chove no começo da quinta em vários pontos do Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado.
Ao longo da quinta, a frente quente, sistema que costuma trazer chuva localmente forte, muitos raios e granizo, desloca-se para o Sul e atua no Sul e no Oeste enquanto na Metade Norte o sol aparece com forte calor. Na sexta, frente fria avança de Sul para Norte e traz chuva em todo o estado. Chuva forte a intensa com muito altos volumes em curto período acompanhará a frente fria, que trará ainda temporais. A soma destes três dias com chuva trará volumes muito altos em áreas do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho com marcas de 100 mm ou mais em várias cidades, sendo que em alguns pontos pode chover mais de 200 mm.
A chuva não deve ter volumes elevados em todo o estado com as precipitações mais excessivas concentradas numa faixa que perpassa o Oeste, parte do Centro, a Campanha e parte do Sul gaúcho.
É um cenário de precipitação que apresenta diversos riscos como inundações, pontos de alagamentos e rápida elevação de cursos pequenos d´água como arroios e córregos. Os rios da região, como Quaraí, Santa Maria, Ibirapuitã, Vacacaí, Vacacaí Mirim e Ibicuí, precisarão ser atentamente monitorados porque subirão e há risco de cheias.
Leia a matéria completa em https://metsul.com/modelos-ref...