Rio Grande do Sul
Confira a tendência climática da MetSul Meteorologia para o mês de abril
Clima em abril ainda refletirá o El Niño que está perto do fim.
Abril tem um clima já típico de outono ao passo que março, que está terminado, e que marca o início da estação das folhas, ainda guarda mais características de verão. Por isso, dias de calor são comuns em março enquanto em abril são menos frequentes, embora ainda ocorram. Os dias com madrugadas amenas ou frias também aumentam em abril pela climatologia e em alguns anos ocorrem até episódios de frio muito intenso. Em 1999, por exemplo, chegou a nevar no começo da segunda quinzena de abril por conta de uma intensa massa de ar frio associada a um poderoso ciclone que trouxe enorme ressaca e danos na costa gaúcha.
Outra característica do mês de abril é o aumento da frequência de dias com registro de nevoeiro e neblina entre a madrugada e o período da manhã à medida que cresce o número de madrugadas de temperatura mais baixa. Em algumas ocasiões, o nevoeiro pode ser denso e perdurar por várias horas.
CHUVA EM ABRIL
O Rio Grande do Sul não tem uma estação seca ou chuvosa como ocorre no Brasil Central, Amazônia ou parte do Nordeste. Entre o mês mais chuvoso e o menos chuvoso as médias de precipitação não variam muito. Com efeito, abril e maio costumavam ser os meses com as menores médias de precipitação do ano.
Portanto, abril é um mês que, historicamente, era menos chuvoso e que nas últimas três décadas experimentou um aumento nos índices de precipitação. Mesmo assim, muitos dias de abril tendem a ser mais luminosos com a maior presença do sol.
Embora a maioria dos modelos indique um abril seco quase generalizado no Sul do Brasil, este não é o prognóstico da MetSul. Tal como já ocorreu em março, quando modelos projetavam chuva abaixo da média em praticamente toda a região, a nossa previsão é que o mês registre chuva próxima ou acima da média em diferentes locais com maior probabilidade de chuva perto ou acima da média no Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste e no Sudeste, porém, predominarão as áreas de chuva inferior à média. A chuva terá variabilidade regional no Sul do Brasil com precipitação abaixo, perto e acima da média dependendo da área de cada estado. Setores mais ao Norte do Paraná têm maior probabilidade de chuva abaixo da média. Pontos do Leste catarinense e da Metade Norte gaúcha têm maior chance de chuva perto e acima da média.
TEMPERATURA EM ABRIL
Há um razoável consenso entre os modelos de clima que este mês será outra vez de temperatura acima a muito acima da média histórica na maior parte do Brasil com as áreas de temperatura mais acima da climatologia concentradas entre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil.
Espera-se, assim, um mês com temperatura acima dos padrões históricos em grande parte do Centro-Sul do Brasil. No caso do Sul do Brasil, embora se espere um aumento na frequência de jornadas amenas ou agradáveis, a MetSul projeta um mês ainda com muitos dias quentes e de calor com um abril que em vários momentos mais vai lembrar o verão do que um mês de meia estação.