BAGAGEM DE MÃO

Conheça as novas regras para viagens internacionais marcadas para Europa

Medidas passam a ser adotadas em aeroportos do país a partir deste domingo, dia 1º de setembro.

Por Rádio CBN Publicado em 01/09/2024 19:08 - Atualizado em 01/09/2024 21:57

Quem tem viagem marcada para Europa precisa prestar atenção às novas regras que entraram em vigor a partir deste domingo, 1º de setembro. A principal mudança é para a entrada de líquidos nas aeronaves em bagagem de mão que devem respeitar o limite de máximo de 100 ml por recipiente.

Os fracos de líquidos e cosméticos devem colocados em um saco plástico transparente de aproximadamente 20 cm x 20 cm, mas não precisam ser sacos padronizados herméticos como chamados ZipLock.

As regras mais rígidas para embarque de recipientes líquidos foram endurecidas após os atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos. Em 2006, a Europa passou a proibir frascos acima de 100 ml.

Porém, houve uma flexibilização da regra porque equipamentos mais modernos de raio X conseguiam identificar os líquidos, como shampoo a condicionadores e perfumes e permitiam frascos maiores a bordo.

Após um relatório técnico que mostraram que os novos scanners não eram totalmente confiáveis, as autoridades europeias decidiram, então, voltar à regra mais restritiva para líquidos.

Relembrando as regras

- Líquidos em frascos grandes seguem permitidos, mas devem ser despachados no check-in.

- São permitidos na bagagem de mão com até 100 ml; alimentos semilíquidos, como sopa, conservas e mel, produtos de higiene pessoal, e sprays. Medicamentos e alimentos líquidos para bebês continuam isentos dessas restrições.

Apesar de alguns rumores, por enquanto, não há mudança em relação ao tamanho da bagagem de mão para voos internacionais que permanece em 10 kg.

Termos relacionados