Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Conheça os cinco maiores artilheiros das Copas do Mundo

O maior artilheiro da história das Copas é o centroavante alemão Miroslav Klose, com 16 gols em 24 partidas, seguido por Ronaldo que marcou 15 gols em 19 jogos em Copas do Mundo.

O Sul
por  O Sul
08/12/2022 09:13 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Copa do Mundo está em sua 22ª edição. Ao longo da história, diversos goleadores brilharam nos gramados ao redor do planeta e escreveram seus nomes na história da competição. O maior artilheiro da história das Copas é o centroavante alemão Miroslav Klose, com 16 gols em 24 partidas. O atacante participou de quatro Mundiais na carreira, sendo vice para a Seleção Brasileira em 2002, terceiro lugar em 2006 e 2010 e campeão do mundo em 2014.

A liderança da artilharia em Copas do Mundo foi alcançada por Klose na fatídica vitória da Alemanha por 7 a 1 sobre o Brasil, no Mineirão, quando fez seu último gol em uma Copa do Mundo e ultrapassou um brasileiro: Ronaldo Fenômeno.

Principal estrela da conquista do penta, em 2002, Ronaldo marcou 15 gols em 19 jogos em Copas do Mundo. Além do Mundial da Coreia e do Japão, quando foi o artilheiro com oito gols, o Fenômeno disputou a Copa de 1998, quando foi vice para a anfitriã França, a de 2006, na Alemanha, e esteve no elenco do tetra, em 1994, nos EUA, mas não disputou nenhuma partida. O ex-jogador tinha apenas 19 anos na época.

O terceiro lugar é do centroavante Gerd Müller, que marcou 14 gols em 13 jogos pela Alemanha em Copas do Mundo. Primeiro alemão a receber o prêmio Bola de Ouro, marcou o tento que deu o título do Mundial de 1974 aos germânicos, que jogava em casa. Ele também atuou na Copa de 1970 e ficou 32 anos na liderança da artilharia dos Mundiais, sendo passado por Ronaldo em 2002. Morreu aos 75 anos, em 2021, seis anos após ser diagnosticado com Alzheimer.

O quarto lugar é do francês Just Fontaine, com incríveis 13 gols em apenas seis jogos de Copa. O atacante, atualmente com 89 anos, disputou apenas a Copa do Mundo da Suécia, quando a França foi eliminada pelo Brasil na semifinal e terminou em terceiro. A seleção brasileira conquistaria seu primeiro título naquela ocasião.

Foto: Divulgação/Fifa

O maior jogador de futebol de todos os tempos fecha o Top 5. Pelé balançou as redes 12 vezes em 14 partidas com a Seleção em Copas do Mundo. Com apenas 17 anos, o ídolo do Santos foi o principal nome da conquista na Suécia. Apesar de lesionado, também participou da campanha do bi em 1962 e liderava o elenco brasileiro em 1966, na Inglaterra. O Rei do Futebol foi a estrela do Tri na Copa de 1970, no México, e comandou o que é conhecida como a melhor Seleção da história.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE