Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Conheça os cuidados sanitários para a Expointer 2021

Evento ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 4 a 12 de setembro.

Governo RS
por  Governo RS
03/09/2021 05:20 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Expointer 2021 será uma das únicas feiras agropecuárias a ser realizada neste ano no país. Graças a rigorosos cuidados sanitários e restrição de público, o evento foi autorizado e ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 4 a 12 de setembro.

Em cada um dos nove dias de feira, no máximo 15 mil visitantes poderão acessar o parque, que terá somente bilheteria on-line, cercamento eletrônico e ações educativas com a finalidade de reforçar as principais medidas de prevenção à Covid-19: uso correto de máscaras, distanciamento social e vacinação.

O conjunto de regras foi definido em um trabalho integrado das secretarias da Saúde (SES), com participação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), e da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), resultado em protocolos sanitários específicos para todos os setores da Expointer.

Em resumo, o visitante deve obedecer às seguintes regras:

• usar máscara;

• não aglomerar e procurar espaços com menos circulação de pessoas;

• alimentar-se somente nos locais específicos para isso;

• realizar higiene frequente das mãos;

• atentar para a lotação dos locais com teto de ocupação permitido;

• orientar a ida ao evento nos dias e horários que tendem a ter menor público (dias de semana, durante a manhã) se possível.

Durante o evento, serão feitas duas reuniões diárias de avaliação para ajustar condutas e procedimentos, visando o cumprimento das normas sanitárias e garantindo a segurança da feira.

REGRAS

Termo de compromisso

O visitante não deve comparecer ao parque se estiver com sintomas gripais (febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, falta de paladar ou de olfato) e/ou diarreia em até dez dias antes do evento. Nem mesmo se teve contato com caso suspeito ou confirmado para Covid-19 em até 14 dias antes do evento.

Isso consta no termo de compromisso em que o visitante precisa dar o aceite no momento da compra do bilhete. No questionário, deve informar o estado de saúde e se comprometer a cumprir os protocolos sanitários.

Bilheteria on-line

O cuidado começa na bilheteria, que será on-line para evitar contato e aglomerações com filas. Os ingressos serão vendidos pela internet, antecipadamente, mediante o preenchimento de um formulário elaborado pelo Cevs. Os portões de acesso ao parque ficarão abertos das 8h às 19h30.

Processo de triagem

Todas as pessoas passarão por triagem cada vez que acessarem o Parque de Exposições Assis Brasil. Haverá verificação de temperatura e orientação quanto ao uso da máscara e demais regras sanitárias. Só será autorizada a entrada de quem estiver com boas condições de saúde.

Foto: Fernando Dias / Ascom Seapdr

Máscara, álcool gel e higienização

O uso de máscara será obrigatório. Dentro do parque, haverá dispensers de álcool gel e lavatórios de mãos em pontos estratégicos.

Monitores

Em apoio aos organizadores da feira, foram contratados 115 monitores, que terão um papel de agentes multiplicadores de educação em saúde. Eles farão abordagens sobre a prevenção contra a Covid-19, orientarão sobre uso da máscara e ajudarão a verificar o cumprimento das regras sanitárias.

Controle e ações educativas do Cevs

Os servidores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) atuarão no controle e organização das situações reportadas pelos monitores, indicando a conduta a ser adotada e intervindo quando necessário, observando o que está previsto do regulamento sanitário.

Também haverá uma equipe de residentes em saúde pública que fará as ações educativas junto aos visitantes, interagindo com as pessoas em atividades que reforçam as medidas de prevenção do distanciamento social, uso de máscara e vacinação.

Reuniões diárias de avaliação

Serão feitas duas reuniões diárias de avaliação pela equipe do Cevs para ajustar condutas e procedimentos, visando o cumprimento das normas sanitárias e garantindo a segurança da feira.

Teste de Covid para trabalhadores

Não será obrigatório estar vacinado contra o coronavírus para participar do evento. No entanto, o governo do Estado indica que todos os adultos receberam pelo menos a primeira dose da vacina até a semana da feira. Os visitantes também não precisarão apresentar teste negativo para a Covid-19.

O público interno (expositores, copromotores e trabalhadores em geral), que estará presente durante os nove dias de Expointer, deverá providenciar o exame RT-PCR ou antígeno, feito no máximo nas 72 horas anteriores. O resultado negativo ou não detectável para Covid-19 deve ser apresentado no primeiro dia de acesso ao parque.

Atividades proibidas

Estarão proibidas as seguintes atividades dentro do parque: eventos como happy hour e coquetéis, entre outros; oferta de produtos para degustação; excursões; parque de diversões; qualquer tipo de show, atividades promocionais ou ações que possam gerar aglomeração de pessoas; música alta que prejudique a comunicação entre clientes; danças, bailes e a permanência de pessoas em pé em ambientes fechados.

Cercamento eletrônico

Para controlar a circulação de pessoas em áreas do parque que costumam ser bastante demandadas pelos visitantes, haverá monitoramento em tempo real de quatro espaços: Pavilhão da Agricultura Familiar, Pavilhão do Comércio, Pavilhão Internacional e Boulevard e imediações.

O visitante deve estar atento à ocupação dos locais com controle de público. Haverá a indicação visual da lotação.

Caso o número limite de pessoas seja alcançado nestas áreas "sensíveis", as catracas serão bloqueadas até que se reduza a circulação. O controle será feito por tecnologia, com software e telas de monitoramento disponibilizados por empresa contratada.

Alimentação

O comércio de alimentos e bebidas será realizado exclusivamente em espaços locados com a organização do parque e em local sinalizado e específico, ficando proibido o comércio ambulante. O público não poderá consumir alimentos ou bebidas quando em movimento na praça de alimentação, nos pavilhões e nas áreas de circulação do parque – o consumo só será permitido em locais próprios e devidamente sinalizados para este fim.

Os restaurantes das agroindústrias familiares, dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar, deverão seguir os mesmos regramentos previstos para os demais serviços de alimentação. Deverão ter separação física do restante do pavilhão, com distanciamento compatível e suficiente para evitar a formação de filas.

As bancas que comercializarem alimentos e bebidas para consumo imediato, como sucos e pastéis, entre outros, deverão orientar os clientes a usar mesas e espaços exclusivos para isso, podendo ser no próprio espaço dos restaurantes.

Os serviços de alimentação deverão ter sistema de buffet com protetor salivar, servido por funcionário(s), autorizar apenas clientes sentados e em grupos de até cinco pessoas. É vedada a permanência de clientes em pé durante o consumo de alimentos ou bebidas.

Leilões e premiações

Os leilões e as premiações deverão ocorrer, preferencialmente, de forma on-line. Quando ocorrerem de forma presencial, haverá restrição de público conforme metragem e características das áreas: se o ambiente é ventilado e espaço de circulação, entre outros aspectos.

Não serão permitidos coquetéis, degustações e ofertas de alimentos e bebidas durante os leilões e premiações, exceto quando ocorrerem em restaurantes, com público exclusivamente sentado e obedecendo todas as regras estipuladas para os serviços de alimentação.

Palestras e treinamentos

Podem ser realizados de forma on-line (preferencialmente), presencial ou híbrida. Quando presenciais, devem respeitar as seguintes normas:

• Distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os assentos.

• Somente pessoas sentadas, exceto palestrantes e apresentadores.

• Respeitar o teto máximo permitido do ambiente, considerando uma pessoa a cada quatro metros quadrados.

• Palestrantes e apresentadores não podem retirar a máscara.

• Microfones devem ser higienizados antes do uso e nas trocas a cada palestrante ou interlocutor e utilizados, preferencialmente, com algum tipo de proteção de (barreira física ou ensacados).

• Intervalo mínimo de 30 minutos entre as programações, a fim de permitir adequada troca de ar e higienização do ambiente.

• Manter o ambiente com ventilação natural suficiente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE