Consulta Popular 2025/2026 inicia nova etapa com Assembleias Regionais Ampliadas
Os encontros, organizados pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) em parceria com os Coredes, visam definir as propostas prioritárias de cada região, com base no Caderno de Demandas Elegíveis.
A Consulta Popular 2025/2026 entra em nova fase a partir desta segunda-feira (8/9), com o início das Assembleias Regionais Ampliadas em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Os encontros, organizados pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) em parceria com os Coredes, visam definir as propostas prioritárias de cada região, com base no Caderno de Demandas Elegíveis.
As reuniões ocorrem até 26 de setembro, de forma presencial ou híbrida, reunindo representantes técnicos, lideranças locais e a sociedade civil. É nesse momento que se consolida a cédula de votação que será submetida ao público em outubro.
Na etapa anterior, a Consulta recebeu 1.376 propostas pela internet, um crescimento de 22,82% em relação ao ciclo anterior. Os temas mais recorrentes foram Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Rural e Turismo.
A próxima fase será a votação popular, de 6 a 10 de outubro, com resultado final até 17 de outubro.
Criada em 1998, a Consulta Popular permite à população escolher diretamente parte das prioridades do orçamento estadual. A edição 2025/2026 destinará R$ 60 milhões aos projetos eleitos, distribuídos entre os 28 Coredes.