Economia

Consumo de Gás Natural registra recordes no mês de maio em Santa Catarina

Estes sucessivos recordes no consumo de Gás Natural vão de encontro ao crescimento da economia catarinense em 2021.

Por Assessoria Gov/SC Publicado em 11/06/2021 14:24 - Atualizado em 03/06/2024 09:55

O consumo de Gás Natural em Santa Catarina registrou crescimento no mercado industrial, veicular e urbano durante o mês de maio. As indústrias, por exemplo, tiveram um recorde histórico, com crescimento 4,54% maior do que em abril, mês que já havia registrado recorde de consumo. Além disso, as 16 mil residências catarinenses que utilizam gás natural consumiram 30% a mais que no mês anterior e o setor comercial 5,63% comparando com abril.

“É um grande avanço. A distribuidora está apresentando resultados, ampliando os mercados atendidos e, em 2020, ligou o maior número de clientes da sua história, chegando a mais regiões catarinenses”, afirma o governador Carlos Moisés.
Foto: Arquivo / SCGás

Estes sucessivos recordes no consumo de Gás Natural vão de encontro ao crescimento da economia catarinense em 2021. Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDE), o PIB catarinense cresceu 2,9% no acumulado dos 12 meses frente ao mesmo período do ano anterior. Setores como o industrial, com alta de 4,6%, puxaram esse crescimento. Além disso, a produção industrial catarinense teve variação positiva de 24,4% na comparação entre os meses de janeiro e abril de 2020 e de 2021.

Para o Diretor Presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl, o Gás Natural é essencial para o desempenho da economia catarinense. “Desde o início do ano estamos registrando recordes no consumo de Gás Natural, com recuperação em todos os setores pós crise causada pela pandemia. As 321 indústrias que atendemos, por exemplo, são responsáveis por cerca de 50% do PIB industrial catarinense, o que significa que o crescimento no consumo desse setor está diretamente ligado à recuperação da economia em 2021”, finaliza Lehmkuhl.

Durante o mês de maio, o GNV (Gás Natural Veicular) comercializado segue mantendo o ritmo de reação pós crise no início da pandemia e registrou crescimento de 1,48%. O resultado é o maior do ano e o melhor desde março de 2020, no início da pandemia.

Recordes no volume comercializado

A alta do consumo em todos os setores atendidos pelo Gás Natural em Santa Catarina refletiu também nos recordes gerais de volume da SCGÁS. O volume mensal e o diário atingiram novos recordes, com 69.939.039 m³ e 2.256.098 m³, respectivamente.

Além disso, o pico de vendas da Companhia ocorreu no dia seis de maio, quando foram comercializados 2.451.657 m³ de Gás Natural.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados