FIM DE SEMANA

Contraste térmico trará chuva volumosa ao Rio Grande do Sul

No domingo, a madrugada será marcada por chuva forte e volumes elevados, com possibilidade de até 100 mm em poucas horas.

Por Redação AU/MetSul Publicado em 26/06/2025 20:50 - Atualizado em 26/06/2025 21:56

A sexta-feira, 27, será de sol em todo o território gaúcho, com amplos períodos de céu claro em parte do Estado, de acordo com MetSul Meteorologia. Conforme o prognóstico, haverá nuvens mais na Metade Norte, onde a nebulosidade aumenta da tarde para a noite. No Oeste e no Sul, céu claro predomina.

Com o tempo aberto na madrugada, a temperatura cai mais acentuadamente e as mínimas voltam a ser muito baixas. Frio mais intenso no Oeste, Centro, Sul, onde deve gear em muitas cidades.

Nevoeiro e neblina em alguns pontos ao amanhecer. Com o sol, a tarde desta sexta no Rio Grande do Sul será bastante amena. Esfria, de novo, no começo da noite.

Muitas cidades terão, mais uma vez, mínimas abaixo de 10ºC e máximas que não ultrapassam de 20ºC. Em Erechim, a temperatura fica entre 10ºC e 13ºC nesta sexta. 

Chuva volumosa neste fim de semana no RS

O Rio Grande do Sul deve enfrentar um novo episódio de chuva volumosa neste fim de semana devido ao contraste entre o ar quente que atua sobre o Centro do Brasil e uma intensa massa de ar polar que avança pela Argentina e o Uruguai. A previsão é da MetSul Meteorologia, que alerta para altos volumes de precipitação, especialmente na Metade Norte do território gaúcho.

Esse choque térmico entre massas de ar vai aprofundar uma área de baixa pressão associada a uma frente fria, intensificando a instabilidade. O sábado já começa com chuva em áreas da Metade Norte gaúcha, e da tarde para a noite o tempo fechado se espalha por quase todo o Estado. No domingo, a madrugada será marcada por chuva forte e volumes elevados, com possibilidade de até 100 mm em poucas horas.

A preocupação maior está nos alagamentos, sobretudo na região metropolitana de Porto Alegre, onde os rios ainda apresentam níveis elevados e os sistemas de drenagem urbana seguem sobrecarregados pelas cheias recentes. A combinação entre volumes excessivos de chuva e baixa capacidade de escoamento aumenta o risco de inundações rápidas e transtornos à população.

Os rios altos ainda vão prejudicar o escoamento de arroios que subirão com a chuva e podem transbordar. Chuva mais volumosa é esperada no Norte e no Nordeste do estado, sobretudo nas Missões, Vales, Planalto Médio, Serra e Litoral Norte, áreas cortadas por vários rios sob cheia ou acima do nível normal.

Veja a reportagem completa na página da MetSul Meteorologia: https://metsul.com/calor-no-centro-do-brasil-e-ar-polar-na-argentina-trara-chuva-volumosa/ .