Esporte

Copa do Brasil: Grêmio enfrenta o Cruzeiro no estádio Mineirão

Tricolor precisa de uma vitória simples para avançar às quartas de final

Por Correio do Povo Publicado em 31/05/2023 17:02 - Atualizado em 03/06/2024 11:51

Embalado por duas vitórias seguidas no Brasileirão, o Grêmio enfrenta o Cruzeiro nesta quarta-feira, às 20h, no estádio Mineirão, para garantir não só a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, mas também assegurar a entrada de R$ 4,3 milhões nos cofres. Após empatar por 1 a 1, na Arena, o Tricolor precisa de uma vitória simples em Belo Horizonte. Em caso de nova igualdade, a decisão vai para os pênaltis.

Esse confronto das oitavas de final coloca frente a frente os dois maiores vencedores dessa competição. Enquanto o Grêmio tem cinco conquistas, o Cruzeiro soma seis títulos. O Tricolor não tem boas recordações do último encontro, em 2017. Naquele ano, na semifinal, os gaúchos foram superados pelos mineiros nos pênaltis, após vitória em Porto Alegre e derrota em Belo Horizonte pelo mesmo placar.

Para a partida desta noite, Renato Portaluppi poderá repetir a escalação com três zagueiros que, na visão do técnico, teve a melhor atuação na temporada, na vitória conquistada no clássico Gre-Nal pelo Brasileirão. Suspenso contra o Furacão, Kannemann retorna para formar trio de zaga com Bruno Alves e Bruno Uvini.

No setor de meio-campo, Bitello e Carballo retornam após serem poupados no final de semana em Curitiba. Cristaldo, que foi relacionado para o jogo na capital paranaense, mas não entrou em campo, também volta para reforçar a criação das jogadas da equipe e ajudar a municiar Luis Suárez na frente.

Preservado diante do Athletico Paranaense, o camisa 9 uruguaio é a grande esperança de gols do Tricolor. Com 14 bolas na rede em 2023, Luisito marcou nas duas últimas partidas em que atuou: contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, e o Inter, pelo Brasileirão. Além dos gols, Suárez tem se destacado com seis assistências na temporada.

Com a necessidade de vencer para se classificar no tempo normal, o Grêmio terá pela frente também um tabu de cinco anos sem vencer o Cruzeiro no Mineirão. A última vitória aconteceu no dia 14 de abril de 2018, quando André marcou o gol que garantiu o 1 a 0 na estreia do Campeonato Brasileiro.

Copa do Brasil 2023 - Oitavas de final

Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado, Neto Moura e Wallisson (Mateus Vital); Wesley, Gilberto e Bruno Rodrigues. Técnico: Pepa.

Grêmio
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; Fábio, Villasanti, Carballo, Bitello e Reinaldo; Cristaldo e Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP-Fifa)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ-Fifa) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Daiane Muniz (SP-Fifa)
Data e hora: 31/05, quarta-feira, às 20h
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Conteúdo relacionado

Termos relacionados