Esporte
Copa do Mundo de 2030 será disputada na Espanha, em Portugal e no Marrocos
Cada um dos três países sul-americanos vão sediar um jogo envolvendo suas respectivas seleções.
A Fifa anunciou, nesta quarta-feira (4), que a Copa do Mundo de 2030 será disputada na Espanha, em Portugal e no Marrocos. A entidade máxima do futebol mundial também anunciou que os primeiros jogos do mesmo Mundial serão realizados na Argentina, Uruguai e Paraguai. Desta forma, a Fifa contemplou as duas principais candidaturas para a Copa que vai marcar o centenário do torneio, disputado pela primeira vez em 1930, no Uruguai, e vencido pela equipe anfitriã.
A decisão surpreendeu porque a entidade não havia programado nenhum anúncio para esta quarta-feira. Ao mesmo tempo, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, se antecipara à própria Fifa ao anunciar, em entrevista coletiva, os jogos inaugurais na América do Sul. Com a decisão da Fifa, a Copa do Mundo será disputada pela primeira vez em seis países diferentes e em três continentes.
“O Conselho da Fifa concordou por unanimidade que a única candidatura será a combinada de Marrocos, Portugal e Espanha, que sediará o evento em 2030 e as seleções se classificarão automaticamente”, anunciou a entidade. “Além disso, tendo em conta o contexto histórico da primeira Copa do Mundo, o Conselho da Fifa concordou ainda por unanimidade em sediar uma cerimônia única para a celebração do centenário na capital do Uruguai, em Montevidéu, onde a primeira Copa foi disputada, em 1930, assim como três partidas no Uruguai, Argentina e Paraguai, respectivamente.”
Cada um dos três países sul-americanos vão sediar um jogo envolvendo suas respectivas seleções. O primeiro jogo da Copa está marcado para o Estádio Centenário, na capital uruguaia. Na sequência, as três seleções sul-americanas e seus adversários vão atravessar o Oceano Atlântico para a sequência da competição nos gramados portugueses, espanhóis e marroquinos.
“Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão unidos”, discursou o presidente da Fifa, Gianni Infantino. “Em 2030, nós teremos uma única pegada global, três continentes (África, Europa e América do Sul), seis países (Argentina, Marrocos, Paraguai, Portugal, Espanha e Uruguai) recebendo e unindo o mundo enquanto celebraremos juntos o jogo bonito, o centenário e a Copa do Mundo da Fifa.”
Copa de 2034
A Fifa precisou atuar nos bastidores para atender o interesse de todos que queriam receber o Mundial de 2030. Além de colocar seis países para a sede desta Copa, contemplando as demandas da América do Sul, a entidade agradou aos países da Ásia ao anunciar que o torneio de 2034 será disputado naquela região ou na Oceania, seguindo os critérios do “princípio de rodízio entre as confederações”, segundo afirmou a entidade, em comunicado.
Desta forma, a Fifa indica que a sede seguinte da Copa do Mundo deve ficar na Ásia, em razão dos interesses já demonstrados por Arábia Saudita e China. “Também foi acordado que em linha com o princípio de rodízio entre as confederações e em busca de garantir as melhores condições possíveis para a realização dos torneios, os processos de candidatura para as edições de 2030 e 2034 são conduzidos simultaneamente, com o convite para as associações-membros da Fifa dos territórios da AFC (Confederação de Futebol da Ásia) e a OFC (Confederação de Futebol da Oceania) na disputa para sediar a Copa do Mundo de 2034″, informou a entidade.