Economia

Copom inicia nesta terça reunião que promete elevar taxa de juros

Boletim Focus, do Banco Central, anunciou que espera alta de 0,50 ponto percentual na Selic. Mercado espera 0,25 ponto percentual

Por R7 Publicado em 16/03/2021 07:30 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

A taxa básica de juros (Selic) deve interromper a série de quedas que vinha sofrendo desde julho de 2019 na próxima quarta-feira (17), quando o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) finalizará a reunião que definirá a nova taxa de juros oficial.

O Boletim Focus desta semana, divulgado na segunda-feira (15), prevê uma alta de 0,5 ponto percentual. Analistas do mercado financeiro apostam em uma elevação entre 0,25 e 0,50 ponto percentual a partir deste mês. Os dados do boletim foram levantados na semana passada em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.

Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, acredita que o Copom anunciará queda de 0,25 ponto percentual na quarta-feira e sucessivas elevações ao longo do ano.

“A previsão é de que o BC comece a subir a Selic de forma gradativa em 2021, mas não seria surpresa se já nesta reunião a elevação fosse de 0,50 ponto percentual”, diz Oliveira.

O especialista diz que a taxa básica de juros deve começar a subir justamente no momento no qual o desemprego está muito elevado e a economia está andando de lado e o país registrando queda na atividade econômica.

Termos relacionados