Segurança
Corpo de Bombeiros Militar de SC recebe viatura auto escada mecânica
Esta é a primeira escada entregue, outras duas serão destinadas nos próximos meses para Florianópolis e Blumenau.
O governador Carlos Moisés entregou na manhã desta terça-feira, 27, uma viatura auto escada mecânica para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O equipamento será utilizado nos diversos atendimentos de combate a incêndio e resgate e destinado ao Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, em Balneário Camboriú. Esta é a primeira escada entregue, outras duas serão destinadas nos próximos meses para Florianópolis e Blumenau. Os recursos de cerca de R$ 8,7 milhões para cada viatura são do Programa SC Mais Segura. O ato ocorreu em frente ao Quartel Central Histórico dos Bombeiros, na Capital.
O chefe do Executivo estadual lembrou que em 1958 o governador Jorge Lacerda, entregou para o CBMSC, no mesmo local, a única escada Magirus da corporação.
“São 64 anos. Hoje fazemos a ruptura adquirindo mais três equipamentos. Esse é o primeiro que chega da Alemanha. A escada vai trazer mais segurança com muita tecnologia agregada. É uma grande aquisição”, evidenciou.
O governador enfatizou ainda os investimentos na Segurança Pública com investimentos superiores a R$ 340 milhões na aquisição de equipamentos, viaturas e novas estruturas. Pontuou que os recursos são próprios dos catarinenses, resultado de uma gestão focada em redução de custos.
A auto escada mecânica chega a 55 metros de alcance, possui cesto com capacidade de 300 quilos, além disso, possui guincho elétrico com capacidade para no mínimo 5,4 mil quilos com 35 metros de cabo. o elevador de resgate tem capacidade de 300 quilos. Conta ainda com monitor, gerador elétrico, ventilador de pressão positiva e suporte para maca de salvamento. Possui câmera térmica, assim em locais de baixa ou nenhuma visibilidade auxilia a localizar as chamas e orienta as equipes na busca por feridos ou encurralados.
“É um momento histórico. Um grande avanço. O equipamento é o mais moderno do país com relação ao atendimento de serviço especializado. Essa entrega representa o compromisso do Governo do Estado com a segurança do povo catarinense”, pontuou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel BM Hilton de Souza Zeferino.