Segurança

Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul terá sua primeira aeronave

Anúncio da aquisição de um helicóptero ocorreu durante a formatura de 144 novos tenentes e sargentos.

Por Rádio Guaíba Publicado em 17/12/2021 19:25 - Atualizado em 03/06/2024 11:00

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) terá sua primeira aeronave, um helicóptero. A novidade foi divulgada na manhã desta sexta-feira durante a solenidade de formatura de 144 oficiais, sendo 119 novos sargentos e 25 novos tenentes, em Porto Alegre. 

"Queremos anunciar que, além desses investimentos, conquistamos recursos para adquirir a primeira aeronave de resgate dos bombeiros do Estado. Esse é o grande anúncio que temos para os senhores hoje, Polícia Civil e Brigada Militar já possuem seus helicópteros e, agora, os bombeiros também receberão um", revelou o vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

No CBA foram 25 formandos, com a conclusão do curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento de Emergências e Defesa Civil, que habilitou os sargentos do CBMRS a desempenhar as funções do posto de tenente bombeiro militar. Já o CTSP, com a conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Coordenação de Atividades de Bombeiro Militar, qualificou terceiros sargentos e soldados a desempenhar as funções de segundo sargento bombeiro militar.

Com 991 horas-aula, o CBA abordou disciplinas como sistema de comando de incidentes, administração patrimonial e financeira, comunicação organizacional, busca, salvamento e resgate, tática de controle de incêndio e análise de risco. Já o CTSP contou comcarga horária total de 462 horas-aula, sendo ministradas disciplinas nos módulos de comunicação, informação e tecnologia no CBMRS, fundamentos jurídicos na gestão pública, cultura, cotidiano e prática reflexiva, procedimentos administrativos do CBMRS e funções técnicas e procedimentais na instituição.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados