Segurança
Corpo é encontrado em deslizamento de terra entre PR e SC
A informação foi confirmada na manhã desta terça.
Um corpo foi encontrado no deslizamento de terra que interditou um trecho da BR-376 em Guaratuba, no litoral do Paraná, próximo a Joinville, no Norte catarinense, na noite desta segunda-feira, dia 28.
Segundo a corporação, as buscas foram interrompidas durante a madrugada por conta da instabilidade do tempo e foram retomadas nesta terça-feira, dia 29.
O deslizamento aconteceu por volta de 19h durante uma forte chuva que atingia a cidade e o estado, de acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul.
Os dois sentidos da rodovia no km 669 foram atingidos. Havia carros trafegando no local no momento do acidente. Equipes da empresa, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram acionadas para o atendimento.
Imagens mostravam ao menos um carro e um caminhão soterrados no local. Durante as buscas ao longo da noite, a vítima foi encontrada. A informação foi confirmada na manhã desta terça.
Uma testemunha do acidente contou que presenciou o momento em que um caminhão foi arrastado pela lama, ficando com a cabine pendurada no barranco. O vigilante patrimonial Eric Lemos Gonçalves disse que viu o momento em que o motorista foi arremessado para fora da cabine e acabou morrendo com a queda. Uma equipe da Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a rodovia, teria confirmado a morte à testemunha.
Além da vítima fatal, três pessoas foram socorridas com vida. Uma delas, um homem de 43 anos, foi encaminhado ao Hospital São José, em Joinville, e tem estado de saúde considerado estável.
Bloqueios de segurança
Desde o acidente, as pistas seguem interditadas. De acordo com a concessionária, não há previsão de liberação das pistas, que seguem bloqueadas nos dois sentidos e já são cerca de 12 horas de interdição total.
A ligação entre o Paraná e Santa Catarina pela BR-376 está interditada e, por conta do deslizamento, polícia e concessionária estabeleceram bloqueios de segurança.
• Na praça de pedágio de São José dos Pinhais (PR), no km 635 da BR-376;
• Na unidade operacional da PRF em Tijucas do Sul (PR), no km 662 da BR-376;
• Na praça de pedágio de Garuva (SC), no km 1,3 da BR-101.
• No último ponto, já em Santa Catarina, a polícia informou registro de filas com mais de oito quilômetros.
A concessionária reforçou que motoristas busquem os pontos de retorno. Alguns chegaram a ser abertos durante a noite. Para motoristas próximos aos pontos de bloqueio, há áreas de retorno nos seguintes locais:
• Na BR-376, sentido Santa Catarina
• Km 635: retorno nos kms 617, 619, 625 e 633;
• km 662: retorno nos kms 644, 648 e 654;
• km 669: retorno no km 663.
• BR-101 (SC) sentido Curitiba
• km 1,3: opções de retorno nos kms 27, 25, 20, 14, 10, 6 e 1,8.