TEMPO

Corrente de vento traz fumaça de queimadas para o estado

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul neste sábado, mas nuvens avançam durante o dia.

Por Metsul Publicado em 02/08/2024 21:07 - Atualizado em 03/08/2024 08:58

Uma massa de ar muito quente cobre grande parte do Centro da América do Sul com forte a intenso calor na Argentina, Paraguai e que se estende a áreas do Uruguai e do Rio Grande do Sul.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul neste sábado, mas nuvens avançam durante o dia. Aproximação de frente fria traz chuva isolada, especialmente no Oeste, Centro e Sul, da tarde para a noite.

NOAA/NASA

Corrente de jato (vento) intensa em baixos níveis da atmosfera provoca vento Norte que sopra com rajadas, muito fortes em alguns pontos com 70 km/h a 90 km/h. O vento Norte soprará moderado a forte na maioria das regiões.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o bioma amazônico registrou apenas no primeiro dia de agosto 625 focos de calor. Já no Pantanal foram 241 focos de calor em somente um dia. A Amazônia teve o pior julho de queimadas em duas décadas.

A chegada da fumaça com presença de material particulado na atmosfera fez com que no fim da tarde da quinta-feira já se observasse o pôr do sol com cores mais vibrantes pela presença da fumaça na atmosfera. A tendência é que a fumaça siga sobre o Rio Grande do Sul neste fim de semana com maior concentração sobre o território gaúcho neste sábado, quando a corrente de jato em baixos níveis que traz a fumaça estará atuando com grande intensidade sobre o estado.

Este jato de baixos níveis é um corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude que se origina na Bolívia e vem até as latitudes médias da América do Sul com ar quente e seco. Por isso, além da fumaça o Rio Grande do Sul terá um sábado de forte a intenso calor com rajadas de vento de Norte.

Leia a matéria completa em https://metsul.com/grande-quantidade-de-fumaca-avanca-da-amazonia-para-o-sul-do-brasil/ .

Termos relacionados