Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Corsan conclui obras de revitalização no reservatório de água em Campinas do Sul

Obras garantem aumento na reservação de água e reforço no abastecimento

Eder Calegari/ Assessoria Corsan
por  Eder Calegari/ Assessoria Corsan
11/09/2023 14:30 – atualizado há 15 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Foram concluídas as obras de revitalização no reservatório de água da Corsan no município de Campinas do Sul. A impermeabilização interna e externa da estrutura, o tratamento contra vazamentos, infiltração e a nova pintura, proporcionam maior confiabilidade ao abastecimento das mais de 2,1 mil famílias atendidas com água tratada. A área onde fica o reservatório de 50 mil litros de capacidade, também será cercada e terá acesso restrito as equipes técnicas.

Já no município de Itatiba do Sul, o trabalho foi na extensão e substituição de redes que vão proporcionar o aumento da reservação de água tratada. A obra interliga um poço ao sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA), que possui adutora no rio Paloma. Este investimento trará qualidade ao abastecimento especialmente evitando as interrupções registradas nos meses de verão, quando vazão e represamento do rio diminuem. Em Itatiba do Sul são mais de 1,3 mil famílias atendidas pela Corsan. Em função da melhoria, será possível dobrar a capacidade atual de 100 para 200 metros cúbicos de água armazenada. Também haverá benefícios com a garantia de pressão adequada na tubulação, dentro dos padrões regulamentados.

São Valentim e Jacutinga

Em São Valentim, a Corsan abriu um poço de 298 metros de profundidade, qualificando desta forma, o abastecimento de água tratada para cerca de mil famílias. O investimento vai combater a falta de água e a redução do uso de caminhão-pipa, frequentes em períodos de seca e estiagem. A indisponibilidade hídrica afetava o nível da barragem Arroio do Meio, o que tornava precário o abastecimento da ETA em São Valentim.

No município de Jacutinga, a construção de um abrigo para equipamentos e o cercamento do local onde fica o poço, vão proporcionar mais qualidade ao tratamento da água servida à população. A estrutura que protege os quadros de comandos da bomba e do tratamento foi adequada para melhorar o abastecimento aos moradores. A Corsan atende mais de 1,1 mil famílias na cidade.

Estas melhorias integram 356 ações planejadas para marcar, em outubro, os 100 primeiros dias da Corsan com gestão da Aegea. Serão investidos até lá R$ 100 milhões em intervenções, como reparos emergenciais, construção de abrigos e cercamento de poços, reforma de reservatórios e adequação de unidades operacionais.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE