Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Corsan / Divulgação / CP
Economia
Corsan prorroga prazo da suspensão do corte de água
Decisão, adotada desde 25 de março, foi prolongada por mais 30 dias
CP
por  CP
22/05/2020 15:44 – atualizado há 11 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) prorrogou por mais 30 dias a decisão de não realizar cortes nas ligações de água. A medida, adotada desde 25 de março, tem o objetivo de minimizar os impactos da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul.

A Corsan destaca a importância do pagamento regular das faturas, necessário para a manutenção dos serviços da companhia. Multas e juros continuam incidindo para quem pagar sua fatura com atraso, e as demais formas de cobrança estão mantidas. Também como forma de combate aos efeitos da pandemia, a Corsan está concedendo isenção aos clientes de tarifa social, por 90 dias contados desde abril.

A Corsan ressalta que estamos vivendo a maior estiagem dos últimos anos e a maior crise sanitária da nossa época, portanto, evitar desperdício é fundamental. O abastecimento está normalizado em todo o Estado, mas a colaboração de todos é fundamental, devido ao baixo nível das fontes de captação.

Reposicionamento das tarifas

O reajuste anual das tarifas de água, esgotos e demais serviços da Corsan foram adiados, em decisão aprovada pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) na última terça-feira, para 1º de outubro. Na mesma reunião virtual também foi aprovado o índice de 5,93%.

A correção, que é anual, ocorre normalmente até 31 de maio, porém foi adiada por 90 dias visando a minimizar os impactos da pandemia do Coronavirus.

A medida, que vai vigorar em 290 municípios conveniados com a Agergs e que vale também para a Agesb (Agência Municipal de Regulamentação dos Serviços Delegados de São Borja), se fez necessária devido à pandemia do coronavírus, e teve a concordância da Corsan.

Além da Agergs e Agesb, os serviços da Corsan, atualmente são regulados por mais três agências que avaliam seus índices de reajustes: AGERST - Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz; AGESAN RS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul, com atuação no Vale do Sinos; e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim – AGER.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...