Cozinha Central atua na linha de frente e garante alimentação aos trabalhadores da reconstrução de Erechim

Alimentação preparada no local sustenta o trabalho contínuo de reconstrução.

Por Comunicação PME Publicado em 04/12/2025 16:06 - Atualizado em 04/12/2025 16:21

Desde a forte tempestade de granizo que atingiu Erechim no dia 23 de novembro, a Cozinha Central tem desempenhado um papel essencial para manter as equipes de resposta atuando de forma contínua na reconstrução da cidade. Em média, 162 almoços e 60 jantas têm sido preparados diariamente para atender quem está na linha de frente.

As refeições são destinadas aos voluntários do Grupo de Resposta em Atendimento de Urgência (GRAU), às equipes responsáveis pela limpeza das ruas, aos militares do Exército e às equipes dos CRAS, que seguem prestando apoio direto às famílias afetadas. O trabalho da cozinha garante que todos esses profissionais tenham condições de seguir atuando com segurança e energia.

A responsável técnica da Cozinha Central, Jaine Mazon, destaca o esforço da equipe desde o primeiro dia após a tragédia. “Tem sido dias de muito trabalho desde o ocorrido. Temos trabalhado incansavelmente, inclusive aos finais de semana, para que o voluntariado e as equipes de limpeza de rua tenham suas refeições garantidas. Parte da nossa equipe também foi atingida pelo temporal. Muitas vezes, a gente precisa deixar a nossa dor de lado para atender a dor do outro”, frisou.

A cozinheira Guiomar Casado reforça o compromisso e a solidariedade que têm guiado o grupo. “Nós, apesar dessa calamidade, temos que ter empatia com o próximo. É o nosso trabalho, que fazemos com amor. E nessa fase que estamos passando, a gente precisa ter ainda mais solidariedade, né? Estamos nos empenhando ao máximo desde o momento em que a tragédia aconteceu”, concluiu.

O esforço da Cozinha Central tem sido fundamental para somar forças ao voluntariado, à Defesa Civil e a todas as equipes que atuam no atendimento à população, garantindo suporte diário e contribuindo diretamente para que Erechim supere este momento desafiador.

O secretário de Assistência Social, Micael Karsminksi, destaca a importância do trabalho realizado pela Cozinha Central. “Quero agradecer e reconhecer o esforço incansável da equipe da Cozinha Central desde a tempestade. Mesmo enfrentando suas próprias dificuldades, esses profissionais têm garantido alimentação diária às equipes que trabalham na reconstrução da cidade. O trabalho deles simboliza cuidado, solidariedade e compromisso com Erechim. Em nome da Administração, registro nossa gratidão e respeito por essa dedicação que tem sido essencial neste momento de retomada”, disse.

Fotos: Milena Mezalira - Comunicação PME