Cidade
Cozinheiras das Escolas Municipais estão em formação
Durante dois dias, as 83 cozinheiras que trabalham nas 19 Escolas Municipais de Erechim estão em formação, atualizando conhecimentos para preparar mais de 200 mil refeições mensais.
Durante dois dias, nesta quarta (15) e quinta-feira (16), as 83 cozinheiras que trabalham nas 19 Escolas Municipais de Erechim estão em formação, atualizando conhecimentos para preparar mais de 200 mil refeições mensais.
No primeiro dia, a parte teórica abordou o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), que tem o objetivo de contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos estudantes, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.
Já neste último dia, a equipe está revisando as práticas na manipulação dos alimentos na URI Erechim. “Estamos trabalhando na padronização de receitas, receitas sem açúcar, cortes de alimentos, diluições de produtos e higienização de frutas e vegetais”, explica a nutricionista, Raieli Segalla.
Alimentos de qualidade
Conforme explica a secretária de Educação, Verenice Lipsch, a qualidade que é servida aos estudantes passa pelos investimentos na compra de produtos da agricultura familiar e também o cuidado com os detalhes. “Passamos dos 90% de investimentos em produtos da agricultura e nossas cozinheiras produzem e cuidam a alimentação com muito carinho. Elas fazem muito a diferença na alimentação dos nossos estudantes e isso vai com certeza, refletir no rendimento escolar”, pontua a secretária.