Cidade

Creral vai construir usinas solares compartilhadas

A cooperativa já iniciou a terraplenagem do terreno onde será construída a primeira usina solar compartilhada.

Por Sérgio Miotto - Creral Publicado em 13/06/2023 15:23 - Atualizado em 03/06/2024 11:51

As usinas solares compartilhadas que a Creral estará disponibilizando aos associados garantem a eles o fornecimento de energia pelo sistema de geração distribuída autoconsumo remoto. A ideia trabalhada pela Creral é a possibilidade de as usinas serem divididas entre os associados, cada um com sua quantidade de placas e quantidade de quilowatts, uma oportunidade para investir tendo como benefício os quilowatts descontados na conta de energia todos os meses.

A cooperativa já iniciou a terraplenagem do terreno onde será construída a primeira usina solar compartilhada. O empreendimento está localizado em Trindade do Sul, terá potência instalada de 1,5 MWp (megawatt pico) e investimento de R$ 6 milhões. Toda a energia gerada será lançada diretamente na rede que atende o frigorífico da JBS e será consumida instantaneamente sem causar desequilíbrio de tensão na rede durante o dia e a noite.

A geração solar nas redes da Creral teve um grande crescimento, provocando excesso de energia gerada e alterando os níveis de tensão em todas as redes. O presidente da Creral, Alderi do Prado, explica que o projeto de usinas compartilhadas foi a solução encontrada tecnicamente para resolver o problema e contemplar todos os associados. “Apresentamos a ideia durante o processo de prestação de contas e o interesse dos associados nos motivou a colocar o projeto em ação. Tivemos 143 inscritos, que juntos consomem o equivalente a três usinas do porte da que estamos construindo”, diz o presidente.

O dirigente ressalta algumas vantagens que o associado tem ao aderir a modalidade de usinas compartilhadas, todos os cuidados, desde gerenciamento, manutenção, limpeza, queima e troca de equipamentos, intempéries, seguro da usina, tudo é por conta da Creral. “Nós garantimos que o associado vai receber a energia contratada em qualquer lugar dentro da nossa rede” confirma Alderi do Prado, que destaca ainda outra vantagem muito importante, o não pagamento pelo uso da rede até 2045, ficando somente a taxa mínima mensal conforme o tipo de ligação que o associado tem.

Além de Trindade do Sul também estão previstas usinas nos municípios de Sananduva, Estação e Entre Rios do Sul, regiões com grande número de associados e que devido ao consumo instantâneo são viáveis tecnicamente suprindo a demanda por este tipo de fonte de energia.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados