Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Cresce o movimento de aeronaves e passageiros no Aeroporto de Chapecó

Aeroporto vem se consolidando como um dos mais dinâmicos do interior do sul do Brasil.

MB Assessoria
por  MB Assessoria
25/04/2023 09:29 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó (SC), vem apresentando crescente movimento de passageiros e aeronaves, consolidando-se como um dos mais dinâmicos do interior do sul do Brasil, de acordo com estatística divulgada pela concessionária Voe Xap, do Grupo Socicam.

No primeiro trimestre deste ano, 143.560 passageiros embarcaram ou desembarcaram no terminal aeroportuário de Chapecó, enquanto o número de operações de pousos e decolagens chegou a 1.212. O crescimento em relação ao movimento do primeiro trimestre de 2022 foi de 19% para os dois indicadores (voos e usuários).

A movimentação de março em relação a fevereiro deste ano subiu 22% em número de passageiros e, em 11%, em número de operações.

Essa estatística retrata as operações comerciais regulares das companhias Azul, Latam e Gol. Entretanto, no mesmo período, também foram registradas 924 operações com aeronaves particulares que transportaram 246 passageiros.

O gestor aeroportuário Filipe Dias Gomes assinala que a expansão da movimentação do Aeroporto de Chapecó se mantém constante nos últimos anos e deve acelerar em razão da conclusão das obras de ampliação da estação de passageiros e das melhorias do sítio aeroportuário, além dos avanços operacionais e da oferta de novas opções de voos.

Desde janeiro as operações do Aeroporto contam com mais segurança e eficiência em face da aprovação do sistema RNP (Required Navigation Performance) pelo Comando da Aeronáutica. A cabeceira 29 da pista passou a operar pousos de aproximação por instrumentos (IFR), mecanismo já instituído na cabeceira 11.

Na prática, o procedimento aperfeiçoou a capacidade operacional do Aeroporto, principalmente sob condições de baixa visibilidade – como nos casos de neblina e chuva –, diminuindo as taxas de cancelamento em cerca de 50%. Até então, os pousos na cabeceira 29 ocorriam apenas por orientação visual, causando restrição em casos de mau tempo.

A novidade na eficiência operacional se soma de forma positiva ao salto de qualidade obtido com a conclusão das obras de ampliação. “Além da comodidade oferecida por um Aeroporto totalmente requalificado, confortável e moderno, a região de Chapecó agora conta com operações ainda mais seguras e eficientes”, completa Gomes.

AEROPORTO

O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso opera 24 horas por dia e é um dos mais movimentados do interior do sul do Brasil: atendeu, em 2022, meio milhão de passageiros. Cerca de 3 mil pessoas são recebidas por dia no terminal, que registra 4.200 operações/ano, entre pousos e decolagens dos voos regulares.

Com investimentos superiores a R$ 40 milhões, a Voe Xap finalizou as obras de ampliação e modernização do Aeroporto, triplicando a capacidade de atendimento dos atuais 500 mil para 1,5 milhão de passageiros/ano.

A pista do Aeroporto de Chapecó, considerada uma das melhores do país pela localização e ausência de obstáculos na aproximação e decolagem, possui 2.063 metros de extensão. As operações aéreas contam com equipamentos de proteção ao voo PAPI, biruta, farol rotativo e sistema de balizamento noturno.

SOBRE A SOCICAM

Líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil, a Socicam é especialista em viabilizar soluções para gestão de terminais aeroportuários, rodoviários, portuários e urbanos, sempre com foco no bem-estar do cidadão. Com 50 anos de trajetória, é responsável pela gestão de mais de 125 empreendimentos em várias regiões do país, sendo 26 aeroportos. Por mês, são mais de 100 milhões de pessoas atendidas em todos os modais de transporte, com sete mil decolagens, mais de 1 milhão de partidas rodoviárias e 1,7 mil partidas marítimas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE