Cidade
Cresol amplia 70% o número de participantes em projetos educacionais
Em três faixas etárias, os programas promovem a educação financeira para as crianças e adolescentes
Cooperar para o desenvolvimento de crianças e jovens, focando na educação financeira e garantindo assim um futuro mais consciente na relação de ganhos e gastos do seu dinheiro, é o que faz a Cresol investir constantemente na promoção de projetos educacionais. Em 2023, o sistema Cresol Sicoper firmou mais de 320 parcerias com escolas para o desenvolvimento dos projetos, que devem abranger 14 mil alunos e professores, cerca de 70% a mais do que os certificados em 2022.
O projeto Mesadinha e Sua Turma, hoje conta com a participação de mais de 9 mil alunos do 3º ano do ensino fundamental e mais de 450 professores engajados. Projeto que de forma lúdica e divertida aborda temas sobre cooperativismo, sustentabilidade, educação financeira, produção e consumo.
Já o projeto Juventude Cooperativista engaja atualmente 3.500 alunos e professores do ensino médio. As atividades visam disseminar a cultura da cooperação, conscientizando sobre controle dos recursos e adoção de boas práticas de educação financeira, assim como estimular e discutir comportamentos relacionados à vida pessoal e profissional.
A novidade deste ano, foi a ampliação dos projetos desenvolvidos com a adesão ao programa Um Olhar Para o Futuro, por cinco cooperativas, e que envolve 730 alunos do 5º ano do ensino fundamental. O foco dos encontros é trabalhar sobre solidariedade e cooperação, equilíbrio entre renda e gastos, consumo consciente, desenvolvimento sustentável, dentre outros.
O diretor executivo da Central Cresol Sicoper, Jonas Klein, destaca o trabalho da Cresol desenvolvido com foco nos princípios do cooperativismo, que visam a educação e o interesse pela comunidade.
“A Cresol vai além de só comprar e vender dinheiro, ela se preocupa com o desenvolvimento da comunidade. Estamos presentes nas escolas para fazer esse trabalho de conscientização e educação financeira com a geração mais jovem, promovendo assim uma sociedade cada vez mais orientada sobre a gestão do seu dinheiro”, reforça Klein.
Além destes projetos, a cooperativa promove diversas outras ações de relacionamento com a comunidade, visando engajar os mais diversos públicos, dentre eles, mulheres, idosos e cooperados em geral, para promover a inclusão, o empoderamento e a educação financeira de todas as gerações.