Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Cresol discute ações de fortalecimento da agricultura familiar com a Fundação Rabobank, Rede APOMS e Governo do MS

Desde 2019, a parceria firmada com a instituição holandesa contempla formação, assistência técnica e acesso ao crédito para atividades produtivas no Mato Grosso do Sul; Ações foram apresentadas a representantes do Governo do Estado

Thais Viacelli Biolchi/ Cresol Erechim
por  Thais Viacelli Biolchi/ Cresol Erechim
21/07/2022 09:15 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Entre os dias 13 e 15 de julho, a direção da Cresol Centro-Sul RS/MS, representada pelo vice-presidente Carlos Cupercini e pelo diretor Executivo, Mauri Picoli, participou de uma série de agendas com representantes da Fundação Rabointegrante à instituição financeira holandesa Rabobank. Desde 2019, a cooperativa de crédito mantém uma parceria com a Fundação para o desenvolvimento de um programa de microcrédito produtivo aplicado no Mato Grosso do Sul.

Divulgação

Na ocasião, além da gerente da Fundação Rabo na América Latina, Lygia De César, participaram das atividades o coordenador da Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS), Olácio Komori e a coordenadora da Alimi Impact Venture, Angélica Rotondaro.

O encontro, promovido no estado do Mato Grosso do Sul, contou com agendas nos municípios de Dourados e Glória de Dourados, onde o grupo conheceu as instalações e pode presenciar as atividades desenvolvidas pela APOMS, associação responsável pela execução do programa de microcrédito produtivo. Foram realizadas visitas a parceiros locais e que foram beneficiados pela linha de crédito, assim como para o Centro de Formação e Apoio Tecnológico para Agricultura Familiar (CETAF) e à agência Cresol em Glória de Dourados. No município, as atividades foram acompanhadas pelo prefeito municipal, Aristeu Nantes.

Divulgação

Na capital sul-mato-grossense, Campo Grande, o grupo se reuniu com o Secretário de Estado, Jaime Verruk, responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro), que escutou da comitiva um parecer das ações alcançadas com a linha de crédito produtivo e as projeções para sua continuidade.

Além do Secretário de Estado, Jaime Verruk, também acompanharam a agenda, o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Celso Martins, o diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Fernando Nascimento, o superintendente SEMAGRO, Rogério Bereta e a diretora de Agricultura Familiar, Karla Nadai.

Divulgação

Conforme o diretor Executivo da Cresol Centro-Sul RS/MS, Mauri Picoli, o intercâmbio entre as instituições viabiliza, além da manutenção do programa de microcrédito produtivo, o fortalecimento da Cresol em âmbito internacional e, o princípio de novas parcerias com a Fundação Rabo, que podem vir a apoiar ainda mais pequenos agricultores do Mato Grosso do Sul. Da mesma forma, o vice-presidente da cooperativa, Carlos Cupercini, enfatizou a importância de apresentar as ações ao Governo do Estado do MS, que passa a ter a Cresol como uma parceira para políticas públicas que visem o fortalecimento da agricultura familiar.

Cresol, Fundação Rabo e APOMS

A parceria entre as três instituições iniciou em junho de 2019, com o início da operacionalização do projeto de acesso ao microcrédito para agricultores familiares. Além do acesso ao crédito, o projeto trabalha atividades formativas nas áreas ambiental e de ampliação da produção agroecológica, como forma de ampliar a sustentabilidade econômica das famílias. Ao longo da ação, foram aportados aproximadamente R$ 1 milhão em projetos de custeio, investimento e formação.

Em 2022, as boas práticas da linha de crédito renderam a publicação do livro Soluções Financeiras Criativas para a Agricultura Familiar, que traz um balanço da aplicação do projeto que contou com

50 empréstimos firmados, 107 ações de treinamento, formação e conscientização, três mil árvores plantadas em áreas de reflorestamento e 135 metros cúbicos de rama de mandioca para produtores locais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE