Cricket brasileiro dá passo histórico com filiação da Confederação Brasileira de Cricket ao Comitê Olímpico do Brasil
Após 125 anos, a modalidade volta a fazer parte da competição, com estreia em 2028. No Brasil, o esporte conta com o patrocínio do Sicredi
A Confederação Brasileira de Cricket (Cricket Brasil) oficializou, na sexta-feira (24/04), sua filiação ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), consolidando um marco histórico para o esporte no país. A formalização da parceria ocorre no mesmo ano em que o cricket celebra seu retorno ao programa dos Jogos Olímpicos, previsto para Los Angeles 2028, após 125 anos de ausência.

Para o presidente do Cricket Brasil, Matt Featherstone, o momento é a realização de um sonho cultivado há mais de duas décadas. "Foi um dia muito especial. Desde 2001, quando formamos a Associação Brasileira de Cricket, pensamos em ser um esporte olímpico um dia. Agora chegou a hora. O cricket, depois de 125 anos, está de volta. Parabéns ao time que trabalhou muito para isso acontecer. É uma data histórica para a nossa confederação”, avalia.
O Sicredi é patrocinador do Cricket Brasil e tem orgulho em fazer parte da história desse esporte no país, apoiando também o desenvolvimento social, na disseminação da modalidade para crianças e jovens da região de Poços de Caldas. “O Sicredi entende a relevância que o esporte tem nas comunidades, e o Cricket além de ter uma equipe bem estruturada e competitiva, ainda forma novos atletas e os impulsiona a sonhar. Por meio do Cricket Brasil, vários jovens vão estar em Los Angeles em 2028, competindo nos Jogos Olímpicos. Parabéns por essa conquista”, expressa o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar Parmeggiani.
Visibilidade e oportunidade
A Confederação Brasileira de Cricket vem trabalhando intensamente na popularização da modalidade no país, com projetos de base, campeonatos regionais e programas de formação de atletas. A oficialização da filiação ao COB valida esse esforço e abre caminhos para maior visibilidade, patrocínios e investimentos estratégicos. Representa novas oportunidades para o desenvolvimento técnico da modalidade, acesso a programas de apoio ao atleta, além da integração do cricket nas estratégias de promoção e preparação olímpica nacional.
"O crescimento do cricket no Brasil reflete o dinamismo e a diversidade do esporte no cenário global. A filiação da CBC ao COB é um reconhecimento a todo o trabalho desenvolvido e nos prepara para uma trajetória de sucesso rumo aos Jogos Olímpicos", destacou Featherstone.
A partir deste novo marco, o Cricket Brasil planeja expandir suas ações em todo o território nacional, fortalecer as seleções brasileiras e preparar o país para figurar entre as potências emergentes da modalidade no cenário internacional.