ESTIAGEM
Cruzaltense decreta emergência devido à estiagem e prejuízos milionários
VÍDEO: Falta de chuvas afeta agricultura, pecuária e abastecimento de água no município. Desde o Natal do ano passado choveu menos de 100mm na área mais afetada, diz o Prefeito André Gazzoni.
A seca que atinge parte do município de Cruzaltense desde o final do ano passado já causa prejuízos milionários à agricultura e pecuária. Diante da situação crítica, o prefeito André Gazzoni solicitou à Emater um levantamento detalhado das perdas, que apontou impactos não apenas na lavoura de soja, mas também na pecuária de leite e até mesmo na piscicultura. Nesta quarta-feira (5), o prefeito decretou situação de emergência para buscar apoio no enfrentamento da crise.
Segundo Gazzoni, desde janeiro algumas propriedades dependem do abastecimento por carro-pipa até mesmo para consumo humano. O relatório da Defesa Civil do município, baseado no laudo da Emater, estima um prejuízo superior a R$ 42 milhões no setor agropecuário. A estiagem tem atingido com mais intensidade áreas próximas à divisa com os municípios de São Valentim, Entre Rios do Sul, Campinas do Sul e o lago da barragem do Rio Passo Fundo.
Com o decreto de emergência, a prefeitura busca viabilizar auxílio estadual e federal para minimizar os impactos da estiagem, garantindo suporte aos produtores e medidas para o abastecimento de água nas regiões mais afetadas.