Saúde
Cuidados com os alimentos devem ser redobrados no verão
Produtos malconservados, mal lavados e manipulados sem a higiene correta podem causar intoxicação alimentar.
O cuidado com os alimentos deve ser redobrado durante os dias quentes de verão, principalmente na praia. Produtos malconservados, mal lavados e manipulados sem a higiene correta podem causar intoxicação alimentar.
A doença é causada pela ingestão de bactérias, as mais comuns são a Escherichia coli e a Salmonela, presentes em alimentos que não foram bem cozidos ou que não foram bem refrigerados, principalmente os derivados do leite e os que contêm ovos.
A intoxicação pode causar desidratação em razão da perda de líquido decorrente da diarreia, vômito e infecções intestinais. Para evitar a doença, as pessoas precisam estar atentas à procedência dos alimentos, principalmente na praia, por causa do calor e do risco de estragar com mais facilidade. Nos casos mais graves, a diarreia intensa pode evoluir para uma infecção intestinal.
Para afastar a contaminação, recomenda-se lavar bem frutas e verduras, evitar o consumo de alimentos crus, malpassados e de procedência duvidosa.
Outro alerta é quanto aos alimentos gordurosos e muito condimentados, que podem causar indisposição, e a ingestão de pelo menos dois litros (oito copos) de água por dia, para evitar desidratação. "Os pais também devem recomendar e acompanhar o consumo de água das crianças, pois elas ficam desidratadas rapidamente", alerta a médica gastroenterologista.
ADOTE CUIDADOS COM OS LANCHES CASEIROS:
- prepare os alimentos o mais próximo possível do horário de consumo;
- evite alimentos muito perecíveis: queijo branco, embutidos, carnes, patês, tortas e bolos recheados;
- prefira alimentos saudáveis: frutas, leites e sucos acondicionados em embalagens tipo tetra pack (caixinha) ou barras de cereais entre outros;
- mantenha sempre os alimentos em recipientes bem tampados e protegidos do sol;
- mantenha os alimentos que necessitam de refrigeração dentro de caixas isotérmicas abastecidas com gelo.