Educação
Curso de Direito da URI Erechim realiza aula inaugural e inicia as comemorações de 30 anos
O Curso de Direito da URI Erechim recebeu, na noite do dia 20, a Dra. Fabiana Azevedo da Cunha Barth, Procuradora do Estado, que ministrou a aula inaugural para os acadêmicos
O Curso de Direito da URI Erechim recebeu, na noite do dia 20, a Dra. Fabiana Azevedo da Cunha Barth, Procuradora do Estado, que ministrou a aula inaugural para os acadêmicos. A palestrante trouxe importantes ponderações acerca do papel do profissional da área jurídica, principalmente na atividade desenvolvida pela advocacia. Ressaltou também que o desafio é imenso para garantir o direito de todos, em uma realidade competitiva, na qual os advogados e as advogadas tem a responsabilidade de fazer com que as pessoas se sintam pertencentes à sociedade. Nesse contexto, os acadêmicos de Direito precisam se preparar desde a faculdade, com atividades diversas, que incentivem a busca pela cidadania, pelo reconhecimento e preservação de direitos das pessoas.
A palestrante inquietou os presentes com as reflexões sobre o novo contexto contemporâneo do Direito, que é permeado pelas novas tecnologias e pela utilização da inteligência artificial, porém, reforçou o papel do humano, da sensibilidade, da coerência, da ponderação, que são fundamentais na conjuntura jurídica. Para enfrentar este momento que estamos vivendo, há necessidade de profissionais com conhecimentos técnicos e tecnológicos, mas com habilidades pessoais, como a empatia, a comunicação, o trabalho em equipe, a criatividade, a resiliência, a liderança e a ética.
A palestra também iniciou as atividades que se desenvolverão ao longo do ano para marcar os 30 anos de atuação do Curso de Direito na comunidade regional. O Coordenador do Curso, professor José Plínio Rigotti, salientou o importante papel que o Curso – e a Instituição – possuem para a comunidade, uma vez que promovem o desenvolvimento regional e formam profissionais bem preparados para enfrentar uma sociedade que cada vez mais está consciente dos seus Direitos e ativa no que tange à participação social.