Curso de Educação Física da URI promove “Caminhada Salve o Dudu”

Caminhada começou e foi concluída no Câmpus II da Universidade

Por Ascom URI Publicado em 13/11/2025 10:05 - Atualizado em 13/11/2025 10:08

O Curso de Educação Física da URI proporciona aos acadêmicos momentos diferenciados em todo o processo de sua formação, contemplando, além do conhecimento técnico, a formação humana voltada ao atendimento da realidade, por meio do ensino, pesquisa e extensão. 

Buscando integrar esses três pilares, os acadêmicos da turma 2024 desenvolveram, no domingo, 09, pela manhã, com início no Câmpus II da URI, o projeto “Caminhada Salveodudu”, que teve um percurso de 10 km. A iniciativa fez parte das disciplinas de Oficina de Experiência Profissional em Saúde e Projeto Integrador em Educação Física III. A ideia de realizar esse projeto foi debatida em aula e escolhida pelos acadêmicos para ser aplicada neste semestre, devido a dois motivos extremamente especiais. 

Os participantes da caminhada foram recebidos com muita alegria ao som do DJ Joe. Enquanto isso, os promotores distribuíram chimarrão, frutas e uma camiseta do evento.     

A caminhada foi em prol da campanha Salve o Dudu, um menino lindo, alegre, estudioso, que gosta de jogar, que possui uma doença rara chamada Distrofia Muscular de Duchenne, doença que vai limitando os movimentos até parar totalmente e a cura para essa doença custa 17 milhões de reais. Esse projeto também foi uma homenagem da turma 2024 ao colega Lucas Samuel Fernandes Deoti, que perdeu a vida num acidente de carro. 

Para o acadêmico Guilherme Pigatto “o Deoti foi a pessoa que defendeu a ideia de realizar esse projeto em prol do Dudu e, infelizmente, um dia após ele convencer a turma, acabou ocorrendo o trágico acidente. Essa homenagem ao Lucas, que sempre foi o guri mais querido e mais engraçado que a nossa turma tinha. Hoje, nos restam as melhores lembranças dele, que não são poucas! Não teria um lugar melhor para nós homenagearmos nosso eterno colega do que por meio deste projeto da caminhada onde ele convenceu todos a fazerem, para ajudar o Dudu!”.

Segundo a acadêmica Isadora Dal Zotto, a caminhada “Salve o Dudu” em homenagem ao Lucas Deoti, foi mais que um evento, foi um abraço coletivo! Tocou nossos corações com esperança e gratidão, mostrando que sonhos verdadeiros nunca acabam. A acadêmica Elyn Balz complementa que “além do projeto nos proporcionar experiência prática, uniu a comunidade com gestos de empatia e união, onde um sonho bonito se transformou em realidade.”

Para a professora Alessandra Dalla Rosa da Veiga, a realização desse projeto foi um desafio para toda a turma, pois, em um curto período de tempo planejar, organizar e colocar em prática essa atividade, exigiu comprometimento, dedicação, trabalho em equipe, liderança, criatividade, empreendedorismo, pró atividade. Despertar nos acadêmicos esse amor pela profissão, em auxiliar ao próximo, em atender com excelência e carinho, é gratificante. Vale destacar também que por meio das disciplinas citadas, os acadêmicos estão vivenciando o contato com a comunidade promovendo a prática de atividade física, contato com a natureza e estimulando hábitos saudáveis. 

Esse projeto contou com o apoio de muitas mãos, além do envolvimento dos acadêmicos da turma 2024, que esteve à frente da organização, os acadêmicos da turma 2022 auxiliaram de forma ímpar no dia do evento, bem como, alguns alunos da turma 2025. 

Além da Universidade, a iniciativa do curso de Educação Física contou com o apoio de Cerineu Esportes, Piensa, Ampla, Soccol Barbieri, De Conto, Olfar, Via Bella, Família Dal Zotto, Estética Espaço Vip, LCD Imobiliária, Frutas Dariva, Erva-Mate Cancheada e Imprint. 

Todos os participantes receberam, no final, uma medalha como lembrança do momento. Os acadêmicos Gabriel Vicenzi Grison e Josimar Sauer, de Sananduva, foram responsáveis por continuar brindando o evento com música ao vivo.