AGRICULTURA
Curso de Processamento de Peixes capacita produtores em Campinas do Sul
A capacitação, realizada nesta semana (19 e 20/05), foi ministrada pelo instrutor João Paulo Giacomini, do Senar RS, e contou com a participação de 14 agricultores, entre homens e mulheres.
Com o objetivo de capacitar produtores rurais para o aproveitamento e valorização do pescado, a Emater/RS-Ascar e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) promoveram o curso de Processamento de Peixes, em Campinas do Sul, na Linha São Paulo. A capacitação, realizada nesta semana (19 e 20/05), foi ministrada pelo instrutor João Paulo Giacomini, do Senar RS, e contou com a participação de 14 agricultores, entre homens e mulheres.

De acordo com Emanuele Bieniek, extensionista social da Emater/RS-Ascar, o curso buscou transmitir conhecimento técnico e mostrar aos produtores a variedade de receitas possíveis com o pescado, indo além do tradicional peixe frito. “O peixe é um alimento com grande valor nutricional e muitos produtores têm em abundância em suas propriedades. A ideia é agregar valor ao produto e diversificar sua utilização”, destacou.
O curso abordou desde técnicas de manejo pós-abate até beneficiamento e conservação. Os participantes aprenderam filetagem, salga, cortes adequados para congelamento e a produção de derivados. Durante a prática, foram preparados diversos pratos, como hambúrgueres, croquetes, bolinhos, patê, peixe cozido no forno, ceviche de tilápia, creme de peixe, entre outros. Também foram discutidos os tipos de cortes e espécies com maior potencial de comercialização.