Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Cursos de Medicina e Engenharia de Alimentos da URI desenvolvem produto inovador em parceria com o HC

O aluno do curso de Medicina da URI Erechim, Eduardo Fabian Rigo, elaborou um picolé de fruta enriquecido com carboidratos para ser ofertado a pacientes pré-operatórios.

assessoria
por  assessoria
24/06/2021 15:08 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O aluno do curso de Medicina da URI Erechim, Eduardo Fabian Rigo, em seu Trabalho de Conclusão de Curso, sob orientação do Professor do Curso de Medicina, André Keng Wei Hsu, desenvolveu um produto inovador para avaliação da “Abreviação do jejum pré-operatório”.

A iniciativa, realizada em conjunto com as professoras Jamile Zeni e Geciane Toniazzo Backes, e as pós-doutorandas Rosicler Colet e Giovana Ceni vinculadas ao Curso e Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Engenharia de Alimentos, elaborou um picolé de fruta enriquecido com carboidratos para ser ofertado a pacientes pré-operatórios a fim de reduzir o estresse pré, inter e pós-operatório, além de reduzir o tempo de jejum prolongado e o tempo de hospitalização para os pacientes que necessitam realizar um procedimento cirúrgico eletivo.

Divulgação

Duas fases

O trabalho se desenvolveu por meio de ensaio clínico dividido em duas fases. A primeira consistiu no desenvolvimento do picolé de fruta. Nessa etapa, ocorreu a elaboração de formulações do picolé em escala de laboratório, análises microbiológicas e posterior avaliação sensorial a fim de verificar a aceitação do público teste. Na sequência, o picolé foi produzido em escala industrial em parceria com a indústria GAIKI- Gelatos Big Milk, de Erechim.

Na segunda fase os picolés foram ofertados aos pacientes hospitalizados no Hospital de Caridade de Erechim, antes da realização de procedimentos cirúrgicos eletivos. Nesta etapa o estudo objetivou a avaliação do produto pelo paciente, bem como sua eficácia na redução do nível de ansiedade e sentimento de bem-estar durante a hospitalização.

A unidade de análise da fase dois se deu por meio de ficha de avaliação sensorial (questionário), com utilização de escala hedônica. Aqui, foram avaliados os níveis de ansiedade, palatabilidade e satisfação dos pacientes do HC.

Parcerias

Segundo a Universidade, o projeto apresenta caráter multidisciplinar, com integração de conhecimentos das áreas da saúde e de alimentos, com o objetivo de desenvolver um produto que, além de inovador, seja seguro e atenda às necessidades dos pacientes. Para tanto, a interação entre os Cursos e a indústria de picolés e sorvetes GAIKI- Gelatos Big Milk, assim como o Hospital de Caridade, foi fundamental para o sucesso do projeto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE