FÉ RENOVADA
De braços abertos para o céu, com o Vale do Taquari sob seus pés, Cristo Protetor de Encantado foi oficialmente inaugurado
De braços abertos para o céu, com o Vale do Taquari sob seus pés, foi oficialmente inaugurado neste domingo (6/4) a escultura monumental que ergue-se como marco de uma nova era para o turismo gaúcho e para a fé que move gerações: o Cristo Protetor de Encantado. Maior do Brasil em sua categoria, a estátua simboliza também a força do turismo religioso no Estado e a fibra espiritual e cultural dos gaúchos enquanto povo que acredita, acolhe e segue em frente.

A solenidade começou com uma missa celebrada por dois importantes representantes da Igreja: o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler, e o cardeal Silvano Maria Tomasi, delegado especial dos Cavaleiros de Malta — uma ordem católica milenar, reconhecida internacionalmente por sua atuação humanitária e diplomática. Durante a celebração, foi lida uma mensagem enviada pelo Papa Francisco:
“Esta majestosa obra, fruto da fé e da devoção de tantas pessoas, tornou-se desde a sua construção, em meio aos desafios da pandemia, um sinal eloquente do acolhimento e da esperança deste povo, inspirando nos milhares de peregrinos provenientes do mundo inteiro sentimentos de resiliência e de renovação, especialmente nos momentos de maior dificuldade como nas recentes catástrofes naturais que atingiram esta região”, disse trecho da mensagem do líder da Igreja Católica.
A missa também homenageou as vítimas do trágico acidente de trânsito em Imigrante, com o ônibus que levava estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sete pessoas morreram.
Símbolo de fé, esperança e reconstrução
Com 43,5 metros de altura — superando o Cristo Redentor do Rio de Janeiro — o Cristo Protetor de Encantado se impõe como um novo símbolo de fé, acolhimento e resiliência. “Com os braços abertos sobre o Vale do Taquari, esse monumento representa não apenas nossa fé, mas a superação de um povo que enfrenta adversidades com coragem. Ele consolida Encantado como destino de fé, mas também de esperança e reconstrução”, destacou Eduardo Leite, referindo-se à tragédia climática de 2024 que afetou 95% das cidades gaúchas.

O Cristo Protetor de Encantado mede 43,5 metros de altura (incluindo o pedestal) e tem uma envergadura de 39 metros. A estátua foi projetada pelo escultor Markus Moura e construída pela Associação Amigos de Cristo, com recursos da própria comunidade e de doações privadas. O monumento é hoje uma das maiores estátuas de Cristo do mundo. No evento, foi descerrada placa em homenagem ao idealizador do Cristo Protetor de Encantado, Adroaldo Conzatti, ex-prefeito da cidade que faleceu em 2021, aos 81 anos.
Além da imagem monumental, o complexo turístico conta com uma capela ecumênica localizada no interior do pedestal, uma plataforma de observação com vista panorâmica do Vale do Taquari, estacionamento para carros, vans e ônibus, centro de visitantes com banheiros, loja de souvenirs [lembranças] e estrutura para lanches, além de trilhas e espaços de contemplação que valorizam a natureza e proporcionam uma experiência completa de espiritualidade e lazer.
Motor para o desenvolvimento regional
A expectativa é que o Cristo Protetor transforme Encantado em um polo do turismo religioso nacional, com impactos positivos diretos nos setores de comércio, hotelaria, gastronomia e serviços.