Cidade
De jaleco, máscara e nariz vermelho: a nova cara dos Amigos da Alegria
O grupo visita hospitais e clínicas em Erechim, levando alegria aos internados para tratamento de saúde.
Os voluntários dos Amigos da Alegria vestiram pela primeira vez o novo uniforme do grupo. Na tarde desta terça-feira (14), durante a tradicional visita aos hospitais e clínicas de Erechim, os palhaços estrearam os 40 jalecos doados pela Indústria Clanel, uma referência na fabricação de uniformes esportivos e profissionais, e entregues ainda no início do mês de fevereiro. Eles foram distribuídos aos voluntários no último sábado (11), durante a tradicional reunião de preparação que antecede a ação mensal.
Durante a visita desta terça, os corredores do COC – Centro Oncológico de Câncer, da Clínica Santa Mônica e da Fundação Hospitalar Santa Terezinha foram animados pelas marchinhas de carnaval e também pela nova roupagem do grupo.
A doação dos jalecos
O uso do jaleco em ambientes hospitalares vinha sendo incentivado por mentores da área, conhecidos durante movimentos nacionais que os Amigos da Alegria participaram durante os últimos anos, além daqueles que já tiveram a oportunidade de trabalhar com a associação de Erechim.
A atual presidente, Ana Elise Santin Biason, conta sobre a motivação oriunda especialmente dos Doutores Palhaços SOS Alegria de Ponta Grossa, do Paraná, que promoveram uma imersão na arte da palhaçaria em outubro de 2022, durante o aniversário comemorativo aos 10 anos de fundação dos Amigos da Alegria.
Durante o treinamento, vieram as orientações precisas sobre o uso do jaleco (entregue sem ônus aos voluntários): ser limitado aos ambientes das instituições visitadas para diminuir as chances de contaminação para pacientes, profissionais de saúde e os próprios voluntários; ter responsabilidade individual na sua limpeza e higienização; além promover os ideais dos serviços prestados nos hospitais, através de uma vestimenta semelhante a dos médicos, demonstrando para a comunidade o compromisso com as atividades desenvolvidas dentro dos ambientes de saúde. “Vamos nos cuidar e proteger também aqueles que encontramos nas nossas ações. Cada voluntário assinou um termo de compromisso se responsabilizando pelo uniforme, pelo recebimento como doação e conservação pelo bem recibo, como a própria higienização”, destacou Ana Elise.
A idealização da iniciativa
O projeto para uso dos jalecos, que além de padronizar o grupo pelos corredores gerando uma identificação visual instantânea também assegura a saúde de todos durante as visitas mensais dos Amigos da Alegria, foi idealizado ainda na gestão anterior, conduzida pelo então presidente, Rovilio Collet.
Após uma reunião de apresentação do trabalho do grupo e, “para a nossa alegria”, afirma ainda Ana Elise, “tivemos o retorno positivo sobre a doação dos jalecos para a nossa associação e a quem agradecemos de coração. É um sonho que iniciou com o Rovilio e a nossa diretoria e que finalmente conseguimos realizar. Também espero que seja um marco na nossa associação e que as pessoas saibam utilizar os jalecos responsavelmente, fazendo o melhor uso e com muito carinho. De novo uniforme, que os Amigos da Alegria continuem levando o nome da associação sempre adiante, fazendo as visitas mensais com mais amor e dignidade, levando esperança a quem mais precisa”.
Planejamento para 2023
No último sábado (11), uma reunião também direcionou a pauta para delimitar as atividades para o primeiro semestre do ano. Entre elas, em 11 de março, está previsto um encontro seguido de piquenique para oportunizar o estudo do regimento interno por parte dos voluntários.
Ainda em março, está sendo organizada uma nova iniciativa do grupo com a promoção da “Sacola Literária”, além da tradicional “Pizzada dos Amigos da Alegria” que deve ser realizada no início de maio de 2023.