Defesa Civil alerta para temporais e risco de granizo no RS
Instabilidade provocada por área de baixa pressão e formação de ciclone no Uruguai deve causar chuva forte e ventos intensos entre sexta e sábado
A Defesa Civil do RS emitiu alerta para tempestades entre sexta (9) e sábado (10), com chuva intensa, rajadas de vento fortes e granizo isolado. A instabilidade é causada pelo aprofundamento de uma área de baixa pressão que deve formar um ciclone extratropical no Uruguai. O risco maior de tempestades severas ocorre na sexta-feira, especialmente à tarde, com maior impacto nas regiões Centro e Oeste do Estado.
Nas áreas mais afetadas, a chuva pode ultrapassar 100 mm em até seis horas, com rajadas de vento acima de 90 km/h. Os acumulados diários devem variar entre 15 e 60 mm, podendo chegar a 120 mm em pontos do Oeste e Centro. No sábado, há previsão de temporais isolados em quase todo o RS, e no domingo, a instabilidade deve se concentrar no Norte e Nordeste do Estado.

Nas demais regiões, haverá condição para chuva fraca a moderada, com tempo estável no Oeste. Os acumulados ficam abaixo de 50 mm/dia. Ao final deste aviso, são esperados acumulados entre 20 mm e 90 mm no Estado, podendo superar os 120 mm no Oeste, nas Missões e no Centro.

Previsão hidrológica
A condição hidrológica atual é de níveis em limiar de normalidade, com estações pontuais em níveis baixos. Na bacia do Rio Vacacaí-Vacacaí Mirim, as tendências são de estabilidade ou declínio.
Em função dos acumulados de chuva previstos para o Estado nos próximos dias, com volumes pontualmente elevados durante o período do aviso, é indicada a condição de Atenção e Alerta para as cidades e as regiões marcadas em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente.

Neste cenário, a Defesa Civil alerta para o risco de elevações rápidas em arroios e pequenos rios, além de alagamentos em áreas urbanas e enxurradas, de forma pontual em áreas de maior declividade, conforme a intensidade da chuva.
Já os rios de maior porte devem registrar pequenas elevações, mantendo-se entre os limiares de normalidade e atenção para inundação.